Roteiro Gastronómico #50 Paço dos Cunhas - Santar / Viseu

Tenho sempre um gosto especial em escrever sobre locais da zona de Viseu e tenho até alguma pena por ainda me faltar conhecer tantos espaços conhecidos pelas sua gastronomia de qualidade.
Mais ou menos a 16km do centro da cidade de Viseu podem encontrar o restaurante Paço dos Cunhas situado em Santar. Este espaço já existe há uns largos anos e esta não foi a primeira vez que o visitei.

TimeOut Market Miami

Para nós, portugueses, o TimeOut Market não é novidade. Este conceito, criado pela revista Time Out Portugal, fez com que se juntassem no mesmo espaço físico vários restaurantes que têm por trás chefes de renome. Os criadores deste mercado dizem que: se algo é bom vai para a revista mas, se é ótimo, vai para o mercado.

Festa Cinco de Mayo na primeira pessoa


Aqui por casa sempre que viajamos gostamos de planear bem as coisas. Mas, caso não seja possível, gostamos de fazer nem que seja só uma pesquisa rápida sobre o local para onde vamos.
Miami já é um destino que conhecemos e por isso já sabíamos por alto os locais que queríamos voltar a ver e até conhecer alguns que não tivemos oportunidade.

I’M YOUR MIRROR - Joana Vasconcelos

A exposição “I’M YOUR MIRROR” da Joana Vasconcelos está em Serralves desde 19 de Fevereiro e ficará até dia 24 de Junho.
A entrada não é gratuita, à exceção do primeiro Domingo de cada mês.

Quem não é para correr, não é para enfardar #5


Parece que foi ontem que comecei a treinar para a meia maratona de Madrid e hoje já vos escrevo sobre a prova. Já tinha partilhado convosco como foi a última semana mas a verdade é que as maiores emoções começam no dia da prova.

Quem não é para correr, não é para enfardar #4



Já não há por onde fugir e é já amanhã o grande dia!
Se há certeza que tenho, é que não vou ganhar. O que quero mesmo é que seja um prova sem muito esforço e que eu possa realmente desfrutar de todos os minutos em estrada.
E isto é, e sempre foi o mais difícil para mim.

Os treinos estão feitos e agora é só gerir esta cabeça que anda sempre a mil.
Como a prova é amanhã, já vos posso falar sobre esta última semana. Antes de mais não se esqueçam que eu sou amadora e partilho a minha experiência. E as minhas decisões podem ser ou não as mais corretas.

Treinos:
Tinha planeado treinar pelos menos duas vezes esta semana. Mas as voltas foram-me trocadas. Primeiro por imprevistos e depois por causa do tempo. O último treino que fiz foi no sábado, e foi um pouco duro porque envolveu muitas subidas.
Claro que devia ter treinado pelo menos uma vez, nem que fosse devagar para poder esticar as pernas. Mas acreditem que a não ser que corresse de madrugada, não foi mesmo possível.

Descanso:
Os últimos dias de trabalho acabaram por ser mais exigentes fisicamente e cheguei sempre ao final do dia com algumas dores nas pernas e nas costas.
Como na quinta feira já não trabalhei e como estava a chover, optei por esquecer os treinos e dar descanso ao corpo. Na noite anterior tomei um relaxante muscular e massajei as zonas que me estavam a doer. No dia seguinte alonguei ao acordar e no final do dia fiz uma aula de yoga com a ajuda do youtube.

Alimentação:
Já tinha o hábito de beber bastante água (ou chá) ao longo do dia. Mas esta semana levei a coisa mais a sério e bebi pelo menos litro  e meio de água (no mínimo) todos os dias.
Comi um pouco mais de hidratos que o habitual a acompanhar a proteína . Optei por carnes mais brancas e ovos.
Não tive de cortar nos lácteos porque eu bebo sempre bebidas vegetais.
Também optei por não ingerir alimentos que podiam provocar algum desconforto intestinal como cereais a mais, feijão, brócolos, grão, couve flor, entre outros.
Os frutos secos (amêndoa, nozes e avelãs) também foram a minha escolha para acalmar a fome entre refeições.
No último mês também comecei a fazer suplementação em magnésio porque sempre tive algumas cãibras e achei que era boa ideia apostar no reforço muscular.
O jantar antes da prova será uma massa e carne para fazer alguma reserva de hidratos.
Amanhã, no dia da prova, a ideia é tomar o pequeno almoço pelo menos duas horas antes. Vou comer um pão com queijo ou fiambre e um café.

Não há volta a dar e amanhã é o dia!!





















As receitas da casa #7 Pão de ló de chocolate sem glúten

Se analisarmos bem ao longo do ano o que não faltam são alturas festivas que servem como desculpa para se comer e abusar da comida em geral.
Parece que estamos a chegar a mais uma.