Muito se fala da avalanche de emoções e o quão avassalador pode ser o pós parto. E por mais que nos possamos informar e preparar só quando o estamos a viver é que percebemos como é a realidade. Que, certamente, não é igual para todos.
Pensar que, quando se volta da maternidade, trazemos para casa um ser que requer toda atenção é o suficiente para percebermos que devemos criar condições para não nos esquecemos de nós, os adultos cuidadores.
E foi a pensar na possível falta de tempo para cozinhar que nas últimas semanas de gestação decidi começar a fazer algumas refeições e snacks para congelar e consumir nos primeiros dias do regresso a casa.
Tudo o que vou escrever, são apenas algumas dicas, ideias, de alguém que gosta de cozinhar mas que não procurou nenhum tipo de conselho nutricional. A ideia base foi sempre ter comida caseira, saborosa e pronta a consumir.
Stock na dispensa
Mais ou menos um mês antes da data prevista para o parto comecei a fazer algum stock de produtos.
Essencialmente daqueles que têm um prazo de validade alargado. Alguns deles destinados a confeccionar refeições (arroz, massa, leguminosas secas, azeite, alguns enlatados, folha de wraps, tapioca, couscous, millet, farinhas, etc) e outros mais direcionados para lanches e snacks (barras de cereais, frutos secos, leite, bebida vegetal, geleia, manteiga de amendoim, bolachas, etc).
Congelados
No que toca a proteína, como tenho uma arca congeladora, comprei algum peixe variado e carne e congelei. Apostei essencialmente em coisas fáceis de fazer (bifes de frango, peru, entrecosto e tiras para grelhar, pernas de frango, algum peixe arranjado e pronto para assar como perca, dourada ou robalo).
Ainda dentro dos produtos congelados também apostei em alguns produtos fáceis de confeccionar como douradinhos, crepes chineses, dumplings, bases de pizza, etc.
Refeições
Quando pensei em que refeições fazer para congelar baseei-me em receitas de comida que fica boa depois de descongelada.
Não fiz estas refeições de propósito. Durante uma semana, sempre que cozinhava, fazia sempre em grande quantidade para sobrar. E foram essas sobras que fui congelando. Para armazenar, utilizei tupperwares próprios para congelação.
Vou então deixar-vos algumas ideias:
- Carne Assada: é sempre uma excelente opção para congelar. Eu fiz um lombo de porco (do cachaço) com batata assada.
- Strogonoff de vitela: é uma refeição com algum molho por isso não há grande risco de ficar seca depois de descongelar. Depois basta fazer um arroz rápido ou cozer massa.
- Feijão: cozi também feijão vermelho. Normalmente uso para fazer arroz com couves, ou para bowls, saladas, ou até mesmo para wraps.
- Lulas estufadas: estufados também são sempre uma excelente opção e também facilmente fazemos um acompanhamento. Neste caso fiz de lulas, mas podia ter feito de frango, vitela, cogumelos ou até mesmo de legumes.
- Bacalhau com “natas”: algumas refeições confeccionadas no forno como lasanha, bacalhau, arroz de pato e gratinados também são boas opções para congelar. Neste caso fiz um bacalhau que, em que em vez de utilizar natas convencionais, usei um molho de couve flor. Ficou uma delícia!
- Empadão de peixe: ainda no tema de comidas de forno o empadão também é daquelas cotidianas de conforto que vão saber bem. Optei por fazer um empadão de peixe e ervilhas.
- Muffins: fiz uma dose de muffins de chocolate para quando apetecer algo diferente para lanchar e fiz também muffins salgados com legumes para acompanhar, por exemplo, com uma salada.
Agora que já passei (ou estou a passar) pelo pós parto posso dizer-vos que ter algumas refeições prontas faz realmente toda a diferença nos primeiros dias. Claro que ter bons contactos de takeaway também vai dar ao mesmo. Mas assim temos a certeza do que estamos a comer nestes primeiros dias em que nos devemos alimentar bem.
O que também achei mesmo importante ter feito foi o stock da dispensa. Assim garanti que nas primeiras semanas não precisei de ir ao supermercado para grandes compras. Bastou ir a qualquer negócio local comprar alguns frescos.
Por isso o meu conselho, se tiverem oportunidade, é que façam um plano de refeições ou pensem em alternativas para garantirem a comidinha nos primeiros dias do regresso a casa.
Sem comentários:
Enviar um comentário