Roteiro Gastronómico #86 BARCAROLA Café - Porto (Costa Cabral)

domingo, 26 de junho de 2022
 Ainda me lembro quando estava na faculdade de apanhar o autocarro 704 e passar na rua Costa Cabral a caminho de casa. Quando parávamos no vermelho dos semáforos de um cruzamento, lá estava ele, o BARCAROLA Café. Lembro-me bem de olhar para lá e de ver sempre muita gente naquele canto. 
Mas (e infelizmente) só agora, a convite da Zomato, é que fui conhecer o espaço.

O BARCAROLA já conta com três casas mas esta, situada em pleno centro do Porto na rua Costa Cabral, é a casa mãe. 
O aspeto da mesma não diria os mais de 30 anos que tem. O responsável pelo espaço explicou-nos que em média de oito em oito anos apostam sempre numa renovação e que uma nova pode estar para breve. No entanto, na minha opinião, achei que a sala de refeições onde estivemos estava simples, acolhedora e até com um toque moderno. Conta com mesas e cadeiras bastante cuidados, quadros atuais nas paredes com imagens dos pratos mais característicos. 
Existem ainda alguns ecrãs que fazem do espaço uma escolha para adeptos de futebol assistirem aos jogos. 

Quanto à carta, digamos que tem opções para todos. 
No que toca às francesinhas, existem de várias versões, desde a tradicional, à típica, à barcarola que leva camarão. 
Para quem preferir peixe também existem opções como bacalhau à Braga e espetada de lulas, por exemplo. 
Mas a carta não se fica por aqui. Os bifes também são dos pratos mais escolhidos e existem ainda opções para petiscar (pica pau, hambúrguer, cachorros, etc), saladas, e menu infantil.
Para além da carta têm sempre, incluido ao fim de semana, a opção de menu do dia. 

Agora sim, que já vos deixei com água na boca, vamos às nossas escolhas!
Para entrada, foi-nos servido um paté, alguns fritos (rissol de camarão, carne, croquete de carne e pastel de bacalhau). Destaco os fritos porque estavam quentinhos, bem crocantes e sem gordura por fora e de todos os meus preferidos foram mesmo o rissol e o croquete de carne. Sobretudo por causa do sabor e da textura da carne.


Para prato principal eu escolhi um bife à Portuguesa que vem servido com batata frita à rodela caseira, ovo e presunto. É-vos questionado em que ponto querem o bife. Eu escolhi em ponto médio. Era um bife tenro, tempero suave e o presunto também era tenro. E a batata notava-se perfeitamente que era caseira. 


O meu chef cá de casa pediu uma francesinha à barcarola que é uma francesinha tradicional mas com salsicha alemã e gambas. A opinião foi que para francesinha diferente do habitual estava bastante boa. Notou-se através do sabor que a seleção de enchidos eram de qualidade. É uma francesinha bem composta e, apesar de nunca ter provado esta versão com camarão, no final veio a revelar-se uma boa opção.
 

Para beber têm várias opções dentro da carta de bebidas, mas para a mesa veio uma cerveja artesanal, uma coca cola e também tivemos a oportunidade de experimentar uma limonada de morango que mostrou ser uma excelente opção para visita futura. 


Foi uma ótima experiência que, para além da parte gastronómica, também me trouxe algumas recordações dos tempos da faculdade.
Mas foi mesmo por ter conquistado o nosso estômago que iremos voltar. 
E vocês deveriam fazer o mesmo!

Sem comentários:

Enviar um comentário