Ups (ou não), sou mãe #1 Cuidados com a pele

quinta-feira, 26 de maio de 2022
Como farmacêutica o skincare sempre esteve presente no meu dia a dia. Mais que isso, para além do aconselhamento diário na farmácia, em casa sempre fui fã desta área. E quando soube que estava grávida comecei a alterar a minha rotina diária. Mas sem pânicos! Porque na realidade quando uma pessoa sabe que está grávida pode continuar a usar os produtos habituais pois mais dia menos dia não é de todo problemático. Mas claro que a partir do momento que sabemos do nosso estado devemos ajustar a rotina de pele assim que for possível. 
Na verdade, ao longo da gravidez vamos sofrendo alterações, sobretudo a nível hormonal, que se refletem também no estado da nossa pele. 
Vou dividir este post por segmentos consoante a zona do corpo. 

Cabelo
Ao contrário do habitual, no início da gravidez o meu cabelo começou por ficar muito fraco e acabou mesmo por cair bastante. 
Quem me conhece sabe que tenho cabelo para dar e vender então a percepção dos outros sobre isso foi nula. Mas o meu aspirador irobot só não se queixou porque não fala (ainda!).
Para lavagem passei a utilizar champô Dercos Estimulante para prevenir a queda. Usava em todas as lavagens (dia sim, dia não).


Quando a queda melhorou (mais ou menos ao 5º mês) passei a usar o Dercos Redensificador Neogenic. Este é um champô para cabelo fino e pouca densidade. Apesar desse não ser o meu problema, eu já o tinha experimentado anteriormente e tinha gostado sobretudo do efeito de volume que ele me deixava. E foi só por esse motivo que o voltei a usar. 


Quanto ao styling diminuí as vezes que esticava o cabelo e passei a usar sempre protetor de cabelo. Neste caso mantive o que já usava antes de engravidar. O Phytokeratine spray reparador termoprotetor.


Corpo
Vou já confessar que no que toca a cuidados com o corpo sempre fui bastante preguiçosa. Sempre optei por soluções de lavagem no banho que fossem hidratantes e só em casos de maior necessidade é que recorria a hidratante corporal.
Assim que soube que estava grávida mudei logo de atitude e comecei por usar os cremes hidrantes de corpo que tinha por casa até comprar cremes mais específicos para hidratação e prevenção de estrias. Sendo farmacêutica e trabalhando em farmácia comunitária vou tento alguns privilégios no que toca a conhecer e experimentar produtos. Por isso vou falar-vos dos meus preferidos: aqueles que utilizei até ao fim e repeti. 

ISDIN Woman Antiestrias
O meu preferido. A expectativa era muito elevada porque o feedback que tinha deste produto era mesmo muito positivo. 
Tem na sua composição um conjunto de ingredientes (clicar aqui) que potenciam a elasticidade da pele, prevenindo o aparecimento das estrias. 
Normalmente eu aplicava de manhã antes de me vestir. E isto é possível porque o creme tem uma excelente textura que depois de bem espalhado, absorve rapidamente. O ideal é colocar o creme, aplicar os cuidados de rosto e no final vestir. 
Se só tiverem este creme aconselho a usarem de manhã e à noite. 

Bio - Oil
Existem duas texturas no mercado: o óleo e o gel. Para prevenção de estrias o indicado é o óleo. 
É um produto que, para além de potenciar a elasticidade da pele, também uniformiza a aparência da mesma no que toca a manchas (para verem a composição clicar aqui). 
Apesar de ser um óleo também absorve rápido mas não tão rápido como o ISDIN. O ideal é aplicar de manhã e à noite. 
No meu caso, como fui grávida de inverno, à noite tinha muito frio e custava-me muito colocar o creme. Então optei por fazer o Bio-Oil à noite pelo conforto que também me dava e o ISDIN de manhã.
Este produto existe em 3 tamanhos por isso não precisam de fazer um grande investimento para o experimentarem. 

Já utilizava este produto antes de engravidar pelo seu efeito refirmante. Como também é indicado para uso na gravidez, apenas ajustei o seu uso. Usava-o sempre depois do banho. Para não colidir com o uso dos outros dois, usava nos dias em que ia ao ginásio e tomava banho por lá.
A textura é muito agradável, assim como o seu cheiro. No entanto não absorve tão rápido como o ISDIN. 

Sempre que utilizava estes cremes a sua aplicação era feita na barriga, ancas, nádegas e peito. 
Se não quiserem ou não tiverem possibilidade de gastar tanto dinheiro nestes cremes mais específicos não se esqueçam que uma pele bem hidrata não estria tão facilmente. Por isso, seja com que produto for, hidratem a vossa pele que já será uma excelente prevenção.

Ainda no que toca ao corpo aproveito para vos falar do desodorizante em stock da Caudalie, o Vinofresh. Já o utilizava antes da gravidez. É um produto unissexo, com 98% de ingredientes de origem natural. É adequado para grávidas. 
Sempre usei mais anti transpirante por isso quando comecei a usar este produto estava um pouco receosa. Mas fiquei fã. Aconselho é aquando da aplicação passarem pelo menos umas 6 vezes em cada axila. E não se preocupem que é mesmo indicação da marca e o produto dura muito tempo na mesma (no mínimo 2 meses).



Rosto
Sempre tive pele mais oleosa mas antes de engravidar andava numa fase em que tinha claramente pele mista. Maçãs do rosto mais secas e testa mais oleosa, muito por causa de usar franja. 
Quando engravidei a minha pele começou a ficar um pouco mais oleosa à exceção do contorno ocular, que ficou mais seco. 
Para controlar a oleosidade foi suficiente lavar o rosto com gel de limpeza de manhã e à noite. Antes só usava à noite. O produto usado foi o gel espuma de limpeza da Cerave.

Para o contorno ocular usei o creme reparador para o contorno dos olhos da Cerave. Já o tinha utilizado em situações anteriores em que tinha esta zona muito seca e tinha resultado. A textura parece um pouco untuosa, mas é absorvida rapidamente e confere muito conforto.
Para prevenir o aparecimento de manchas no rosto, utilizei o sérum Vinoperfect da Caudalie. Não é um produto barato, mas a verdade é que como uma ou duas gotas são suficiente para o rosto todo, acaba por render bastante. Só utilizei de manhã, mas pode ser utilizado de manhã e à noite. 

Depois de aplicar o sérum optei por usar apenas protetor solar porque não senti necessidade de usar creme antes do protetor. 
O protetor que utilizei foi Anthelios Age Correct SPF50 da La Roche Posay Para além da sua função de proteção é também hidratante e previne e corrige alguns sinais de envelhecimento. 





De um modo geral estes foram os produtos que usei ao longo da gravidez e que foram escolhidos tendo em conta o meu tipo e estado da pele naquele momento. 
Hoje em dia já existem vários serviços de aconselhamento de skincare (nas farmácias ou até mesmo pessoas especializadas na área que fazem esse serviço de consultoria).

Sem comentários:

Enviar um comentário