Pelos caminhos de Portugal - Seia e Piódão

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

A visita a Seia estava pendente. O bom tempo do final de Agosto (e as folgas vá) fizeram com que se reunissem as condições para conhecer mais um pouco do nosso território. 

A visita a Seia estava pendente. O bom tempo do final de Agosto (e as folgas vá) fizeram com que se reunissem as condições para conhecer mais um pouco do nosso território. Para fazermos este roteiro tivemos que madrugar. A saída do Porto estava marcada para as sete da manhã e a primeira paragem foi mesmo a pastelaria Zé Manel em Seia. É uma pastelaria conhecida na zona e vale a pena visitarem. E caso o façam, não deixem de provar algumas das suas iguarias. Nata de requeijão, ensopado de côco, bolo de noz, croissant e queque de requeijão são algumas das especialidades da casa. Mas o que estava mesmo a sair e que também era muito afamado por lá foram as natas. Estavam muito quentes mas muito deliciosas também. 


Com a barriga mais composta seguimos para a Nossa Senhora do Desterro que conta com 10 capelas espalhadas pela zona. Logo a seguir fomos para a praia fluvial da Lapa dos Dinheiros que nos pareceu bastante segura. Tinha nadador salvador e, apesar do espaço ser pequeno, as pessoas respeitavam as distâncias. A água estava fria mas muito limpa. De seguida fomos aos Cornos do Diabo que mesmo sendo Verão e não havendo muita água, vale a pena visitar. Para chegarmos até estes locais fomos sempre a pé mas o caminho foi feito por trilhos que uma amiga local conhecia. Existem alguns já pré definidos e que estão disponíveis para ver na internet. 

Para ajudar na digestão, depois do almoço, fomos até à praia fluvial do Doutor Pedro. Nesta zona também têm um baloiço que poderia estar melhor localizado, mas onde podem tirar umas bonitas fotografias e ter uma panorâmica interessante do sitio. 

Seguimos viagem em que o destino final foi o Piódão, mas antes parámos no Poço da Broca que é uma praia fluvial. Só fomos mesmo visitar e ainda bem porque estava um pouco cheia. Ia ser difícil estar a usufruir do local sem distanciamento. 



A paragem final foi o Piódão e foi mesmo para mostrarmos a alguns amigos que ainda não conheciam. Infelizmente já chegámos um pouco tarde e só vimos mesmo a zona central. Existem alguns trilhos que podem ser feitos e que valem a pena. Já vos tinha escrito sobre esta zona num outro post e se quiserem saber mais informações é só voltarem a ler aqui. Umas das coisas que não foi tão boa é que estava mesmo muita gente. E nós fomos ao final do dia, por isso imagino como teria estado durante a tarde. 








Foi um dia de alguns km’s mas que valeu a pena. 
Se tiverem oportunidade, são locais que vos aconselho a visitarem.

Sem comentários:

Enviar um comentário