Da Feira do Livro do Porto aos petiscos no Dona Arepa e no Lareira

terça-feira, 8 de setembro de 2020

Até dia 13 de Setembro está a decorrer mais uma edição da Feira do Livro do Porto nos Jardins do Palácio de Cristal. E é só mais um excelente motivo para visitar estes jardins que estão tão bem cuidados e têm uma vista fantástica sobre o Douro.

Até dia 13 de Setembro está a decorrer mais uma edição da Feira do Livro do Porto nos Jardins do Palácio de Cristal. E é só mais um excelente motivo para visitar estes jardins que estão tão bem cuidados e têm uma vista fantástica sobre o Douro.

Visitei a feira numa segunda-feira para fugir um pouco à confusão do fim de semana. No entanto penso que a segurança está garantida uma vez que as entradas e saídas são controladas de modo a que a capacidade máxima do espaço não seja ultrapassada. 

Mal entramos é-nos indicada a orientação que devemos seguir para fazer a visita aos expositores, que até são alguns. Existe um pouco de tudo e de todas as áreas. No meu caso não ia à procura de nada em especial e confesso que sou mais consumidora de livros técnicos. Acabei por comprar um livro de culinária e um pequeno livro que uma amiga me recomendou que tem uma compilação de acontecimentos de 1989 (ano em que nasci). Quem tiver paciência e tempo existem várias bancadas com caixas com vários livros muito baratos. Só precisam mesmo de vontade para escolher.

Para além dos expositores com livros a programação conta ainda com várias ações como concertos, oficinas, leituras, etc. No entanto, algumas destas ações necessitam de bilhete, que é gratuito. Também existe uma zona onde se vende alguma comida e tem mesas para comerem por lá. Mas se estiverem interessados em saber mais informações sobre a feira visitem o site da mesma clicando aqui

    




Depois da Feira do Livro queríamos ir petiscar algumas coisas então decidimos ir a caminhar até à rua de Cedofeita e parámos no Dona Arepa, um restaurante com comida típica Venezuelana e alguns pratos típicos de algumas regiões da América Latina. 

Pedimos os tequeños que são queijo típico da Venezuela, derretido e envolvido com massa. Sabem sempre bem para quem aprecia queijo derretido. Pedimos também umas empanadas de carne. A massa é muito parecida à dos rissóis. O recheio estava saboroso porque não era apenas carne picada. Aliás era carne desfiada, bem condimentada e penso que tinha pimento que também lhe dava um toque especial. 


Depois seguimos para a baixa para o Lareira onde pedimos pernil com queijo da serra no prato e pataniscas no prato. Ficámos admirados com a rapidez do serviço e o staff também era muito simpático. Foi a primeira vez que fui lá e quando escolhi o que comer fiquei logo impressionada com os preços. Porque estando o restaurante no centro do Porto, os petiscos e tapas já costumam estar um pouco inflacionados. Mas naquele local não foi o que senti. E ainda por cima quando vi as doses a chegar achei logo que eram bastantes generosas. O que me desagradou foi mesmo a quantidade de gordura utilizada na confecção dos pratos. A comida brilhava imenso com a gordura que tinha. Para mim isso é sempre um aspeto negativo porque é algo que me deixa sempre com a digestão dificultada. Mas o sabor estava ótimo e numa próxima visita optarei pelas versões no pão em vez de no prato. O pernil estava muito bem temperado e acabou por ser o meu prato preferido. As pataniscas eram boas, tinham bom sabor.  Para sobremesa pedi uma mini tripa com recheio de ovos moles. O recheio estava muito bem feito e sabia mesmo a ovos moles. A massa da tripa, apesar de saborosa, estava um pouco crua. No geral, acho que é um espaço interessante para quando se quer petiscar pelo centro do Porto sem gastar muito dinheiro.







Sem comentários:

Enviar um comentário