Quem não é para correr, não é para enfardar #3

quinta-feira, 4 de abril de 2019
Abril chegou e estamos a menos de um mês do dia da prova.
Os treinos começaram lentos, depois tive a fase em que o mau tempo não ajudou e comecei a fazer treinos com aulas em casa como vos contei no post anterior (clicar aqui) e agora estou finalmente numa fase em que consigo treinar de forma eficaz e como queria.
Gostava apenas de partilhar a minha experiência, porque sabe-se lá se algum de vós também está a pensar treinar para uma prova de maior distância e é amador como eu.


Vamos então por partes!
É muito importante falar das dificuldades que tive. As físicas foram sobretudo ao nível da respiração. Ultimamente tenho sofrido de sinusite e isso faz com que muitas vezes tenha o nariz congestionado e caia na tentação de respirar apenas pela boca quando corro. Nos dias em que está mais frio isso não me ajuda nada uma vez que o corpo demora mais tempo a aquecer. O que comecei a fazer foram duches nasais com água e sal (Rhinodouche - Sistema de lavagem nasal) todos os dias até a situação normalizar. Depois comecei a fazer uma a duas vezes por semana de forma preventiva. Senti logo diferença e como comecei a inspirar pelo nariz e expirar pela boca, o corpo aquecia mais rápido e deixei também de tossir no inicio da corrida. 
Outra dificuldade que tive foi a gestão psicológica durante os treinos. Numa fase inicial corria muitas vezes ao final do dia, depois do trabalho. E na maioria das vezes acabava por já começar cansada. O início da corrida custava-me horrores mas quando conseguia passar a barreira dos 3km o ânimo começava a ser outro e no final a sensação era ótima.
Como já vos tinha contado, fazer treinos diferentes ajudou-me muito e também comecei a fazer os treinos de maior distância nos dias em que estava de folga e sempre da parte da manhã. Como quando corro sozinha tenho tendência em começar a batalhar com os meus pensamentos, comecei a levar música e isso fez toda a diferença.

Quanto às pernas, nunca senti grandes dores porque os treinos eram sempre variados em termos de distância e ritmo. E o nível dos treinos também foi aumentando de forma regular. Claro que é obrigatório e faz toda a diferença alongar no inicio e no final da prova.
Nesta fase estou a conseguir correr três a quatro vezes por semana. Já fiz um treino de 17km em que me senti super bem durante o percurso e nos dias seguintes. Sinto também que já faço 10km com a mesma facilidade com que fazia 5km antigamente. E mais importante do que tudo, é que já sinto falta de correr nos dias em que não treino.

Depois de ultrapassadas algumas barreiras, já disfruto muito mais da corrida. O dia da prova é no final deste mês, mas no fundo a prova já começou com início da preparação. E até agora, posso-vos dizer que cada treino tem valido todo o esforço.




Sem comentários:

Enviar um comentário