Roteiro Gastronómico #48 POP Burgers - Viseu

domingo, 31 de março de 2019

Outra vez a escrever sobre hambúrgueres?
Sim, outra vez. Não tenho culpa que este tipo de comida ainda continue a ser uma tendência e ainda continuem abrir novos espaços.

Desde Agosto que no centro comercial São Mateus em Viseu se instalou o POP Burgers (The top burger in town) mas foi só há umas semanas que fui visitar o local.
Por já não conseguir contar pelos dedos o número de hamburguerias a que já fui, quando decidimos ir jantar ao POP, as minhas expectativas já não eram nenhumas. 
Tinha visto umas fotos no Instagram e pouco mais. Por isso ia com a ideia de passar um bom bocado com os amigos e comer aquilo que raramente nos desilude.

O espaço é simples, com aspeto clean. Mesas e bancos de madeira e um balcão a que temos de recorrer porque funcionam com serviço de pré pagamento.
Acompanhando o espaço, o menu também é simples. Tem 5 variedades de hambúrguer em que um deles é de frango e ainda têm uma opção para crianças que pode ser de carne de bovino ou de frango. Penso que agora já está disponível uma versão vegetariana. 

Eu optei pelo POP bacon que é um hambúrguer com cheeseburger, bacon, alface, tomate e Popsauce acompanhado com batata frita e uma limonada.
Depois do momento da escolha do que iria devorar, comecei a ficar surpreendida. E vamos por partes.
Primeiro, vi no menu que tinham o selo de carne Aberdeen-Angus. Para quem não sabe, esta carne tem origem na raça de gado bovino escocesa Aberdeen Angus. E é muito conhecida entre os apreciadores de carne porque estes animais produzem desde o início de vida uma gordura intramuscular muito característica que se derrete à medida que a carne é confeccionada. Por isso quando estamos perante o selo de carne Angus, devemos esperar uma carne macia, suculenta e muito saborosa. 
O segundo momento em que fiquei surpreendida foi mesmo quando dei a primeira dentada no hambúrguer. 
O pão era brioche e parecia super fresco (do dia) e macio. A carne excedeu todas as expectativas. Estava suculenta, com uma textura incrivel e fiquei com aquela sensação que parecia que tudo se derretida e fundia na boa à medida que eu ia comendo. Também gostei muito do bacon porque devia ser um especial. Não era o típico bacon que até fica crocante mas que tem muita gordura. Era muito tenro e com pouca gordura.
Apesar deste tipo de carne não precisar de grandes condimentos para além de sal, eu senti um toque picante que penso que vinha do molho popsauce e que eu acho que dá um toque único ao hambúrguer.
No final fiquei com a sensação de ter experimentado um hambúrguer que não é fast food, mas também não encaixa no estilo das típicas hamburguerias gourmet. É talvez um estilo intermédio.
Também já experimentei o serviço take away e gostei bastante. Vinha tudo quente e soube-me tão bem quanto a minha primeira visita. 

Acho que já perceberam que gostei pouco, certo?
Como já vos escrevi por aqui, aquele que provavelmente é o hambúrguer preferido cá de casa, está a milhas de distância daqui: está em Miami. 
Mas neste momento atrevo-me a dizer que um dos meus Top hambúrgueres preferidos e a menos km de distância está no POP em Viseu. 

Não me contive nos elogios, por isso é sem dúvida um local que vos aconselho a visitar naquela que é a minha mais querida cidade natal, Viseu.