O que fazer numa dia por Ho Chi Minh?

domingo, 25 de novembro de 2018
Ho Chi Minh foi a última cidade do Vietname que conhecemos e posso já adiantar que acabámos a visita a este país com chave de ouro! Hanoi é a capital do país mas é a cidade de Ho Chi Minh (também conhecida como Saigon) que é considerada a capital económica do país.  Foi também a cidade capital da região outrora chamada de Conchinchina.

Em Ho Chi Minh vivem cerca de 13 milhões de pessoas. Foi a cidade onde vi mais carros e transportes públicos. As lojas já nos fazem lembrar as ocidentais e existem até zonas onde se encontram centros comerciais. 
Como só iríamos estar um dia em Ho Chi Minh acabámos por visitar apenas os pontos turísticos de mais interesse. 
O primeiro foram os túneis Cu Chi. Mas antes de lá chegarmos, durante a viagem, o nosso guia que era cubano decidiu falar-nos do amor. 
Começou por explicar que as mulheres no Vietname são muito carinhosas e vêem a relação matrimonial como algo sagrado. No entanto nunca se vêem casais juntos na rua a mostrar qualquer tipo de afeto porque o sentimento é algo muito privado para eles.
E este início foi o mote para o nosso guia nos começar a contar a sua história de amor que nos encheu o coração e também nos fez rir muito.
De forma muito resumida ele conheceu a sua esposa na Alemanha onde ela lhe dava beijos e abraçava na rua sem qualquer problema. Por questões legais, tiveram de ficar separados 12 anos. Durante esse tempo ele viveu em Cuba e ela no Vietname. Quando finalmente alcançaram as condições legais para se juntarem, ele viajou até ao Vietname apenas com uma mochila cheia de papéis de jornal para fingir à sua família que pelo menos levava roupas. 
Aquando da sua chegada, ele não reconheceu a sua esposa de tão gorda que ela estava. Ela preparou-lhe um banquete de receção e, como ele vinha cheio de fome, comeu até não poder mais. Quando finalmente, ficaram a sós, e tinham todas as condições para se abraçaram e começarem a recuperar os 12 anos que os separaram, começaram a acariciar-se até que ele se começou a sentir mal (provavelmente uma paragem de digestão) e nada aconteceu. Tiveram que passar uns dias até que tudo voltasse a normalizar. Ele teve de se habituar ao fato de ela apenas manifestar o seu amor dentro das quatro paredes, emagreceram os dois e hoje ainda estão juntos e, sobretudo, estão muito felizes. 

Depois desta história de amor, chegámos ao local onde muitos amores se devem ter perdido com o extenso número de mortes que ocorreram em Cu Chi quando se deu a Guerra do Vietname.
Toda a zona é impressionante. Estamos a falar de um local de mato, com muita vegetação e onde os soldados Vietnamitas viviam em túneis super estreitos. A quantidade de armadilhas que haviam no exterior era impressionante. Eu cada vez que via uma só pensava como é que alguém se tinha lembrado daquilo. 
É possível entrar num túnel que foi alargado para que os turistas conseguissem passar. Eu entrei e posso vos dizer que não consigo entender como é que alguém aguentava viver naqueles locais. É que não estamos a falar de ficar lá umas horas. As pessoas faziam as suas atividades diárias dentro dos túneis. 
Os Americanos perderam a guerra, mas a verdade é que o Vietname também acabou por a perder no sentido em que morreram mesmo muita população. E muitos deles morreram nas armadilhas que eles próprios criaram.
Achei esta zona impressionante e é realmente um local de visita obrigatória. E quem gostar de saber mais sobre este tema pode ainda visitar o Museu de Memória da Guerra onde estão imensas fotografias e tudo o que se lá passou e também das consequências da guerra.









Depois fomos almoçar a um local onde serviam a famosa sopa de massa: o Pho, que eu adoro!
Passámos muito rapidamente pelo antigo Palácio Presidencial que só o vimos por fora. Já ao final final do dia fomos ver a estação de correios desenhada pelo Gustave Eiffel e construída com materiais vindos de França. É a maior estação de correios do Vietname! E, mesmo em frente, está a Igreja de Notre Dame em que nos jardins à entrada há presença diária de autênticas ratazanas!




Já de noite fomos caminhar um pouco pela cidade e vimos alguns mercados, uns só de comida e outros com um pouco de tudo. 










À medida que vos tenho escrito sobre este país, fui sempre referindo que nós começámos o nosso percurso no Norte e fomos progredindo até ao Sul. Este é a forma que eu vos aconselho para visitar o Vietname porque, na minha opinião, ao longo da viagem está garantida sempre a superação de expectativas.