Roteiro Gastronómico #40 Bira dos Namorados - Porto

domingo, 18 de novembro de 2018
Lembram-se da tradição Minhota em que as raparigas bordavam lenços coloridos com desenhos e dizeres para oferecerem ao rapaz com quem gostariam de casar? Se o rapaz usasse o lenço era sinal que a coisa iria dar-se. Se o lenço fosse devolvido lá ficava o coração da rapariga partido.
Tal como esta tradição o Bira dos Namorados enche-se de cor, tradição e simbolismo. E junta a tudo isto um menu de hambúrgueres e pregos deliciosos.
Quando entrei neste espaço situado perto do túnel de Ceuta fiquei logo deliciada com a decoração. A cor predomina em tudo. As cadeiras e os bancos são todos pintados de várias cores. No balcão encontramos azulejos pintados, as paredes estão cheias de elementos que nos remetem para as tradições minhotas mas também para as casas dos nossos avós. Tenho a certeza que vão reconhecer alguns elementos como balanças, tachos, garrafas antigas e os vão pensar que já viram aquilo em algum lado. Os pratos onde a comida é servida também são pintados à mão. 
Todos os cantos estão decorados e eu adorei a parede que tem uma ponte desenhada e um casal em que o senhor abraça a senhora e dá-lhe o hambúrguer à boca.





Éramos 4 a jantar e quando nos sentámos fizemos logo uma viagem no tempo com a base de papel que estava em cima da mesa que tinha o jogo do stop de um lado e do outro tinha desenhos para as crianças pintarem.
O menu usa as danças tradicionais para dar nome aos hambúrgueres e pregos (também têm saladas).
Eu pedi o prego Pauliteiro que vinha em bolo do caso da Madeira e era composto por carne de vaca grelhada, queijo da serra, cebola caramelizada, sal, pimenta e manteiga de alho. Antes de provar tinha algum receio que o sabor do queijo da serra se sobrepusesse aos outros sabores. Mas nada disso aconteceu. Adorei a combinação e achei o prego super delicioso. Foi uma escolha acertada! Para acompanhar veio uma mistura de batatas fritas normais e doces cortadas em finas rodelas. Haviam três molhos para as batatas e o meu preferido foi o de maionese, bacon, queijo creme e oregãos. Gostei tanto deste que acabei por não dar oportunidade aos outros.
Para sobremesa pedi uma baba de camelo que era feita com leite condensado cozido, ovo, pralinê de avelã e bolacha maria. Achei que a combinação funcionou muito bem.



As músicas que acompanham a refeição são tradicionais, o que combina na perfeição com tudo o que encontramos no Bira dos Namorados. 
Para quem quiser visitar este espaço ao almoço eles têm a opção de menu.
Para quem for de Braga, este espaço já não é novidade porque o primeiro Bira dos Namorados nasceu nessa cidade.
Eu gostei, recomendo e de certeza que vou voltar!



Bira dos Namorados Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato