Tarteletes de alheira e alho francês

domingo, 28 de janeiro de 2018
Por mais cuidado que se tenha, volta e meia há sempre alguma coisa cá em casa a passar a validade ou a precisar de ser gasto rapidamente.
No outro dia tinha alho francês a pedir desesperadamente para ser cozinhado. Poderia ter feito uma sopa ou uns legumes salteados mas, como o jantar já estava feito, tinha de ter outra ideia.
Decidi então improvisar umas tarteletes de alheira e alho francês.

Ingredientes

Para a massa:
400g de farinha
200g de manteiga cortada em pedaços
1 colher de chá de sal
100g de água

Para o recheio:
1 alheira
4 alhos francês médios
3 ovos
queijo (utilizei flamengo, mas podem usar mozarela por exemplo)
sal qb
pimenta qb

Preparação
Misturar a farinha, a manteiga, o sal e a água e amassar. Formar uma bola e envolvê-la em película aderente. Reservar no frigorífico meia hora.
Pré aquecer o forno a 180ºC.
Estender a massa e colocá-la nas formas pequenas. Picar a massa com um garfo ou colocar feijão ou grão. Levar ao forno durante 15 minutos.
Para o recheio, tirar a pele e desfazer a alheira. Cortar finamente o alho francês, cortar o queijo em pequenos pedaços e bater os ovos. Misturar tudo numa taça e colocar o tempero a gosto.
Depois da massa estar os 15 minutos no forno, retirar e encher com recheio.
Voltar a colocar no forno por mais 10 minutos ou até o recheio ficar cozinhado.

O recheio foi feito muito a olho e fui juntando os ingredientes aos poucos até ter quantidade de recheio suficiente para as tarteletes. 
Vocês podem utilizar os ingredientes que quiserem e que tiverem por casa. Podem por exemplo usar fiambre, queijo, tomate, pimentos e cogumelos. Muito sinceramente, acho que não há limite de combinações que se podem fazer.

Preparação na Bimby
Eu fiz na íntegra a receita do livro base, mas como podem verificar, fiz a receita em dobro.