Roteiro Gastronómico #88 Fabbrichetta - Vila Nova de Gaia

quinta-feira, 17 de novembro de 2022
Foi na pandemia que conheci o Fabbrichetta através do serviço de entrega. Até porque quando o espaço abriu não tinha serviço ao público. Funcionava apenas em sistema de Take Away e Delivery.
Na altura pedimos duas pizzas e a opinião foi unânime: gostámos das duas. Já na altura tínhamos achado a massa bastante saborosa e com cozedura ideal.
A vontade de repetir o pedido ficou mas acabei por só voltar a fazer um pedido já pessoalmente. 
É que o Fabbrichetta já tem serviço à mesa no local. O espaço não é muito grande mas acaba por ser acolhedor. Está situado em plena rua da Bélgica em Vila Nova de Gaia. Trata-se de uma rua super movimentada que liga a rotunda do morango à zona do Canidelo. Apesar de ser muito movimentada e de ser difícil encontrar estacionamento na própria rua, facilmente encontramos lugar nas ruas transversais. 
A decoração contra com elementos em tons de verde que casam na perfeição com as madeiras e elementos de palha. 
O menu não é composto apenas por pizzas. Podemos optar por massas, saladas ou até risottos. 
Para entrada pedimos um mix de bruschettas. Foram então servidas seis unidade, duas de cada sabor. Eram de tomate, outras de cogumelos e outras de linguiça. Achei que estavam boas e gostei das combinações de sabores. No entanto, e tendo em conta o meu gosto pessoal, prefiro quando o pão vem mais tostado e crocante. Neste caso, o pão estava mais macio.


Como prato principal pedi uma pizza de bolonhesa que era composta essencialmente por carne picada, mozarela e parmesão. 
Em termos de sabor gostei bastante. A parte da carne estava bastante saborosa, com boa junção de temperos. A única coisa que me desiludiu é que estava à espera de uma massa com as bordas maiores. Foco este ponto porque foi um dos aspetos que me ficou na memória da primeira vez que experimentei a pizza no tal pedido para casa que referi. 
No entanto a massa estava saborosa, fina e com as bordas mais crocantes que o restante.



Quem me acompanhou ao almoço pediu uma carbonara ao estilo tradicional (sem natas) e uma calzone de espinafres, ricota e cogumelos shimeji. Ambos ficaram satisfeitos com o pedido. A calzone, como é servida numa dose bastante generosa, acabou por sobrar. Pedi para trazer para casa e ao outro dia foi o meu almoço. Quando provei o que se destacou para mim foram os temperos. Estava bem apuradinha, mas saborosa. 




De um modo geral a experiência foi positiva por isso, se estiverem pela zona e vos apetecer cozinha italiana, não deixem de visitar o local.
Ah! E espreitem o The Fork porque eu fiz a reserva por lá e naquele dia estavam com 30% de desconto na carta.
Bom apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário