Roteiro Gastronómico #87 Forneria São Pedro - Afurada

sábado, 10 de setembro de 2022
Nem só de peixe se faz a zona da Afurada.
E sabem quando passam tantas vezes por um sítio e nunca vos deu para entrar? Era o que me acontecia com a Forneria São Pedro. Sempre que caminhava pela zona da Afurada estacionava perto do restaurante. E o pensamento era sempre o mesmo: nunca aqui vim. Finalmente, esse pensamento mudou e agora o que digo é “Já aqui vim”.

A Forneria São Pedro é um restaurante italiano situado na zona da Afurada, muito perto do cais. O espaço é agradável e tem mesas para grupos. 
Fomos numa sexta à noite, sem reserva e foi arriscado. Só conseguimos mesa porque fomos mesmo na abertura (20:00) e deixaram-nos ficar numa mesa que só tinha reserva para as 21:00. Por isso aconselho a que façam sempre reserva. 
Durante todo o jantar as empregadas foram muito atenciosas e os pratos foram servidos com a rapidez desejada. 

Como entrada pedimos croquetes de alheira com molho de mostarda. Gostei muito do molho porque tinha sabor mas não era exageradamente forte. Os croquetes estavam muito bem confeccionados. Crocantes e secos por fora e o interior sabia bastante a alheira. 
Para pratos principais pedimos uma pizza flor de nata com mozzarella, cebola, bacon, natas e orégãos. Pedi o tamanho maior e é bastante generoso para uma pessoa mas como a massa é fininha come-se bem (e é suficiente). Gostei da combinação de ingredientes. A única coisa que para mim poderia estar melhor era o bacon estar mais crocante. Vinha um pouco mole. 
Também pedimos uma das especialidades da casa, a francesinha Forneria. É uma calzone mas com bife, linguiça, salsicha fresca, queijo, fiambre, regada com molho de francesinha e acompanhada com batatas fritas. É um prato generoso e a combinação dos ingredientes principais da francesinha com a massa de calzone funciona muito bem. 

Para sobremesa pedimos um folhado de ovos moles. Quando veio para a mesa pensei que me tinha enganado a pedir. Mas não, esta sobremesa é servida num frasco em que dispõem as várias camadas de massa folhada partida e os ovos moles. Estava deliciosa e a quantidade também é grande. Tive dificuldade em comer tudo (também pode ter sido por já ter abusado nas entradas e no couvert que era pão e vários azeites).

De um modo geral achei a experiência agradável e quando comer peixe na Afurada não for a primeira opção (porque aqui em casa é quase sempre) este espaço poder ser uma excelente opção.




Sem comentários:

Enviar um comentário