Quinquilharia para alguns, maravilhas para outros #4 Placa Grelhador - Teka

terça-feira, 22 de março de 2022
Quanto a vocês não sei, mas aqui adoramos uma boa churrascada. Felizmente na família existem casas com churrasqueira mas na nossa a coisa muda de figura. 
E foi por esse motivo que quando desenhámos a ilha da nossa cozinha pensámos logo em colocar na bancada uma placa grelhador que nos permitisse fazer um churrasco, literalmente, dentro de casa. 
Existem no mercado algumas opções de aparelhos que se ligam à ficha e que permitem grelhar, seja na grelha ou numa pedra. E apesar de serem bastantes eficientes, o que notamos é que não permitem que a comida obtenha aquele sabor a churrasco.

Procurámos que soluções haviam no mercado e a verdade é que a oferta não é muito vasta.
A nossa escolha foi o grelhador de encastre da Teka. 

E afinal que grelhador é este?
Foi concebido para uso doméstico e permite o encastre na bancada da ilha ou outra zona da cozinha. 
Tem 12 níveis em que no máximo temos a função grill a funcionar em pleno. Por baixo da grelha grill tem pedras vulcânicas que absorvem a gordura e retêm calor, o que permite grelhar de forma uniforme. 

Cuidados de limpeza:
Deve-se sempre limpar depois de todas as utilizações. 
Normalmente o que fazemos é deixar que a grelha arrefeça e depois retiramos e lavamos com água e detergente mas sem usar esfregões muito abrasivos. 
Passamos um pano na própria placa (na que está mesmo encastrada e não dá para tirar) para retirar alguma gordura que fica nas bordas.
Esporadicamente quando vemos que as pedras já estão a acumular demasiada gordura, retiramo-las e colocamo-las a ferver numa solução de água e vinagre. Depois deixa-se secar ao ambiente e só quando estão totalmente secas é que se voltam a utilizar. Quando fazemos isto também aproveitamos para limpar a placa onde as pedras estão colocadas.
Quando estiverem demasiado gastas,existe sempre a possibilidade de comprar apenas as pedras. 

E vale a pena o investimento?
Ora bem. Isto é uma questão muito individual e na minha opinião vai depender muito do uso que lhe dão. 
Para nós aqui em casa achamos que foi um bom investimento porque usamos com alguma frequência e não achamos nada complicado o funcionamento.
Agora não é daqueles investimentos em que sintam que gastaram nisto, mas estão a poupar naquilo. Porque no fundo isto é um “plus” na vossa cozinha. Se pensar que, desde que tenho esta opção (há cerca de 1 ano e meio), ainda não comprei frango de churrasco nem fui comer picanha fora, se calhar  já poupei alguma coisa mas é claro que não foi uma poupança no valor do investimento.

Desvantagens:
- O preço. Custa à volta de 200 a 300 euros.
- O cheiro e às vezes algum fumo. Não nos podemos esquecer que estamos literalmente a fazer um churrasco dentro de casa. Por vezes, com alguns alimentos, pode surgir mais fumo. Cada casa é uma casa e cabe a cada um perceber qual a melhor forma de evitar o fumo. Aqui fizemos mesmo por tentativa erro e neste momento, quando não se consegue evitar o fumo, já sabemos como fazer desaparecê-lo mais rápido. 
Quanto ao cheiro, encontrei um spray ambientado na RITUALS (clicar) em que pulverizo a zona da cozinha depois de tudo limpo e absorve bastante o cheiro da casa. 

O que já grelhei:
O que mais grelhei foi mesmo frango. E não há dúvida que o sabor de churrasco fica mesmo presente. 
Tudo o experimentámos correu muito bem:
- pimentos
- picanha
- salsicha fresca
- dourada
- entrecosto
- lulas
- sardinha





Sem comentários:

Enviar um comentário