Roteiro Gastronómico #78 Nicolau - Porto

sexta-feira, 2 de julho de 2021
Os dias mais quentes já pedem uma esplanada. E foi mesmo isso que procurámos num dia super quente em que decidirmos passear pelo centro do Porto. 
O local escolhido para almoçar foi o Nicolau. É da família do Nicolau Amélia e Basílio em Lisboa. 
Optámos por almoçar por lá mas na verdade poderíamos ter ido a qualquer hora do dia porque têm sempre a cozinha a funcionar e com opções para todos os gostos. Podem tomar o pequeno almoço, almoçar, lanchar ou petiscar ao final do dia. No fundo podem comer o tipo de comida que vos apetecer independentemente do horário a que vão. E isto é possível, como é óbvio, porque a cozinha está sempre a funcionar. Mas também porque vão encontrar um menu variado. Ovos, panquecas, húmus, tacos, sopas, saladas, tapiocas, hambúrgueres, bowls, tostas, sobremesas, brunch, são algumas das muitas opções que podem escolher. 

Já vos comecei a deixar com água na boca, mas calma, porque ainda não vos falei do espaço. Escolhemos ficar cá fora e ainda bem, porque o interior já estava cheio e só consegui mesmo dar uma espreitadela. O que me saltou à vista foram os tons verdes e a madeira. É tudo muito airoso porque tem janelas grandes e abertas e por isso as mesas que estão perto das mesmas é como se estivessem na esplanada.
Nós ficamos mesmo na esplanada exterior. Apesar de estar calor, como têm toldos, acabámos por usufruir dessa sombra (e ainda bem).

Agora sim. Vamos às nossas escolhas do menu.
Pedimos tacos de camarão, uma bowl de frango e um hambúrguer de frango. 
Os tacos pedimos com o objetivo de partilhar e posso já adiantar que foram a estrela do almoço. Todos os que estavam à mesa já tiveram o privilégio de ter provado tacos de grande qualidade. Por isso as expectativas já eram altas. Mas a opinião foi geral, todos adoraram. Os tacos tinham camarão grelhado, abacate, manga e couve rouxa. O molho que tinham era maravilhoso e infelizmente não conseguimos bem perceber qual era o segredo da coisa. 
A bowl de frango tinha também abacate, ovo escalfado, legumes, batata doce e arroz com molho miso. Estava boa e tinham uma boa combinação de ingredientes, mas não acho que tenha nada que a destaque (o que também não acho que seja preciso).
O hambúrguer escolhido foi o de frango grelhado com abacate, cebola caramelizadas e maionese de caril. O pão não cheguei a perguntar se tinha curcuma. Era amarelo, era saboroso e tinha a textura indicada para pão de hambúrguer. No geral o hambúrguer estava bom. Só o aconselho a quem goste de caril porque é o sabor que acaba por se destacar.
Para beber pedi um limonada que estava boa também.

Posto isto. É sem dúvida um local que aconselho a visitarem.






Sem comentários:

Enviar um comentário