Pelos caminhos de Sever do Vouga

quarta-feira, 14 de julho de 2021
Se há coisa que hoje em dia sabe bem fazer é passear sem grandes confusões. 
Quando começámos a desconfinar a vontade de o fazer já era muita. 
O primeiro passeio foi até à zona de Sever do Vouga. O plano era visitar alguns baloiços com vistas panorâmicas, petiscar algo e ver alguns pontos de interesse na zona. 
Não queríamos fazer grandes caminhadas mas sim visitar bastantes locais. 
A partida foi bem cedo e a primeira paragem foi na aldeia Amiais. Mal cheguei e fiquei logo com vontade de usufruir de um fim de semana em plano turismo rural. 
Existem poucas casas, são quase todas de granito e com um ar muito acolhedor. 
Na zona central da aldeia encontramos a chamada eira comunitária com vários espigueiros. 
Esta aldeia está enriquecida com paisagens da serra, socalcos e a albufeira Ribeiradio.








A segunda paragem foi no Baloiço do Rio, ao qual se chega facilmente de carro. A paisagem com o Rio Vouga de fundo fala por si e vale a pena. 



De seguira fomos até à terceira paragem: o Baloiço da Serra que, como o próprio nome indica, tem vista sobre a serra.  


A quarta paragem já foi mesmo na cadeira do restaurante Quinta do Barco. Fizemos reserva para a esplanada e, como foi no início do desconfinamento, tivemos de ir cedo porque ainda se fechava cedo. A vista é agradável mas como a esplanada tem arbusto altos não dá para desfrutar tanto da vista durante a refeição.
Pedimos espetadas tropical e espetada à Quinta do Barco, arroz e batata para acompanhar. 
A comida estava boa, tudo grelhado no ponto. As doses eram muito bem servidas. Os empregados também foram sempre muito atenciosos. 




Seguiu-se a quinta paragem: o baloiço Terra e Mar que tem vista para a serra e para o rio. Seguindo um pouco mais à frente, em vez de um baloiço, encontram a mota do amor onde podem dar asas à vossa imaginação e tirar fotos engraçadas enquanto aproveitam a vista. 




A sexta paragem foi nas Minas do Braçal. Foi a primeira concessão mineira portuguesa registada. Conseguem chegar até à zona de carro mas depois têm que caminhar para conseguirem ver alguns buracos, restos de estruturas e sobretudo a floresta cheia de verde e água do Rio Mau. 




A sétima paragem foi no Miradouro Nossa Senhora da Pena e logo de seguida fomos para a zona da serra do Arestal sendo que não chegámos a caminhar por lá.



Todos os locais que referi não tinham muita gente quando os visitámos. Mas é preciso ter em conta que não fomos no pico do Verão.
Optámos por ver muitas coisas e por isso usámos muito o carro. Até porque a todos os sítios que fomos era possível ir praticamente até o local de carro. Mas se quiserem caminhar existem vários trilhos que podem fazer nesta zona.
É sem dúvida uma zona que vos aconselho a visitar.

Sem comentários:

Enviar um comentário