Só fiz rolo de carne duas vezes na vida e as duas foram na altura do Natal. E no fundo é uma estupidez porque gosto muito deste prato.
Nunca sigo nenhuma receita, sigo-me apenas pelo básico: comprar carne picada e ver o que tenho por casa para poder rechear.
E foi assim que criei este rolo de carne recheado com.... pois é, com couve de caldo verde! Ofereceram-me muita couve de caldo verde já cortadinha mas para já ainda não vive um batalhão de pessoas cá em casa. Por isso é preciso imaginação para gastar alguns ingredientes que vamos tendo em quantidade.
1 kg de carne picada (500g de carne de porco, 500g de carne de vaca e metade de um chouriço de colorau)
2 ovos
Alho em pó ou dentes de alho bem picados
1 cebola média picada
Sal
Pimenta
Para o recheio
Couve de caldo verde
4 dentes de alho picados
Azeite
Para o recheio podem utilizar outro tipo de couve ou até mesmo queijo e fiambre. É o que tiverem mais à mão. Eu ainda ralei queijo da ilha por cima mas acho que era desnecessário.
Preparação
Pré aquecer o forno a 180ºC
Numa taça juntar a carne, os ovos, o alho, a cebola, o sal e a pimenta.
Misturar tudo.
Esticar uma película aderente na bancada e dispor o preparado de carne de forma a criar um rectângulo.
Numa frigideira colocar azeite a aquecer e posteriormente juntar o alho picado. Saltear as couves e, se acharem necessário, podem também juntar um pouco de caldo de legumes, mas muito pouco.
Colocar o recheio por cima da carne e enrolar o rolo.
Numa assadeira levar o rolo ao forno até ficar cozinhado e dourado por cima. No meu caso demorou 45 minutos e acabei por aumentar a temperatura.
Acompanhamento
Eu optei por aproveitar que ia ligar o forno e fiz umas batatas assadas rústicas. Fiz uma mistura de batata normal e doce. Lavei-as bem e cortei em luas (as que consegui). Temperei com sal, alho e orégãos e levei ao forno.
Não satisfeita ainda achei que ficava bem fazer um molho de carne. Nunca tinha feito nenhum então peguei numa receita da Bimby. Mas é totalmente opcional colocarem algum molho.
Este é daqueles pratos de conforto que sabe muito bem nesta altura.
Bom apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário