Roteiro Gastronómico #62 Guilty by Olivier - Porto

sexta-feira, 8 de novembro de 2019
Já foi em Maio que o Guilty se instalou no Porto mas, uma vez mais, eu não consegui visitar logo as novidades da cidade assim que elas chegam.
Por isso só há umas semanas é que consegui finalmente visitar o espaço que por sinal está muito bem localizado. Instalado na zona da Boavista, muito perto do mercado Bom Sucesso e mesmo em frente à confeitaria Petúlia.

Normalmente não gosto de comer fora sozinha mas naquele dia tinha tido umas coisas a fazer ali por perto e pensei: e por que não? Era quase 12:00h por isso não iria apanhar muita fila e ficava já a conhecer o que de tão bem tinha ouvido falar.
E assim foi. Fui sozinha e quando cheguei fui muito bem recebida pela pessoa que estava à entrada e que me levou a uma mesa para dois. Sugeriu-me ficar virada para a sala para poder desfrutar do prato. Confesso que isso ao inicio me fez alguma confusão porque à minha volta não via ninguém sozinho. Aliás estavam mesas com grupos de pessoas e apenas dois ou três casais. Tentei abstrair-me desse complexo que estava a ter no momento e decidi ter isso a meu favor. Comecei então a analisar toda a sala e a ver o funcionamento das coisas. Quem me conhece sabe que quando vou a um restaurante, para além de gostar de estar sempre a conversar, adoro ver a logística do espaço e se existir cozinha aberta, então aí vai ser onde a minha atenção se vai focar.
Achei o espaço muito acolhedor. Tem uma decoração moderna, elegante mas ao mesmo tempo consegue ser descontraída. É como se fôssemos à casa de alguém que é super chique mas que nos faz sentir como se estivéssemos na nossa própria casa. E para mim, que estava sozinha, esse sentimento fez-me sentir mesmo à vontade e desfrutar ao máximo da minha refeição.
Praticamente à entrada da sala existe um bar onde são preparadas as bebidas. E do outro lado estão alguns cozinheiros a preparar alguns elementos da refeição. As mesas não são todas iguais. Tanto existem mesas com sofás de pele à volta como com cadeiras. Algumas mesas são redondas, outras quadradas, mas tudo muito bem disposto de modo a que encaixe no espaço na perfeição.

Existe uma opção de menu de almoço que eu acho que vale mesmo, mesmo a pena. São 15 euros e podemos escolher uma entrada ou uma sobremesa, um prato principal, uma bebida e um café. Se pensarmos que só o prato principal, à hora do jantar, pode custar 15 euros, ficamos logo a perceber que vale mesmo a pena optar por este menu.
Como eu sou uma gulosa do pior (ou do melhor) optei por dispensar a entrada. Comecei então pelo prato principal. Podia escolher uma salada, uma pizza, um hambúrguer ou uma massa, com várias opções dentro de cada um.
Escolhi a pizza Jealous que tem molho de tomate, mix de queijo, burrata e manjericão. O tamanho era generoso, a massa era fina e o que mais gostei foi mesmo do sabor dos queijos. Principalmente da burrata que estava fresca e até me pareceu que tinha umas pedras de sal. Estas fizeram ali um contraste de temperaturas e sabor que eu particularmente adorei.
Como sobremesa pedi Crunchy Decadence que mais não são do que churros acompanhados com doce de leite (podem pedir com chocolate). Fiz esta escolha porque tinha ouvido falar muito bem. No entanto eu não sou muito fã destas opções como sobremesa, mas gostei. Vieram quatro churros, que apesar de serem fritos, estavam muito bem secos em termos de gordura e super, super crocantes. Não são enjoativos mas se a pessoa comer os quatro é capaz de já começar a enjoar. Para mim, dois chegavam.

A minha opinião geral é bastante positiva e é claramente um local onde quero muito voltar. Aliás, já está combinado aqui em casa que temos mesmo de ir. É que se for mais do que uma pessoa, já permite pedir várias coisas e partilhar. É que as porções e as opções são mesmo como o lema do restaurante, são sem culpa!






Guilty Porto by Olivier Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Sem comentários:

Enviar um comentário