Halloween na cozinha - Parte I

domingo, 20 de outubro de 2019
Não me lixem! Não se pode começar a pensar no Natal antes do Halloween. E não fica bonito misturar os dois como se vê em muitas lojas. Aqui por casa, um de nós é louco pelo Halloween. O outro foi por arrasto ao longo dos anos. 

A verdade é que ainda não conseguimos arranjar maneira de o festejar a sério. Nunca tivemos oportunidade de fazer um jantar temático no dia 31. Mas o espírito anda por cá e instalou-se sobretudo na nossa cozinha. 
Antes de começar a fazer o quer que seja na cozinha vou sempre ao Pinterest para me inspirar. Até porque comecei com esta brincadeira em 2016 e não queria repetir.

    Fotos retiradas do Pinterest.
 
                                                                            2016


                                                                              2017                          

                                                                                2017


                                                                               2018
                                                                            2018

Este ano decidi fazer dois bolos de cenoura pequenos. Para decorar o primeiro inspirei-me num vídeo que vi no Pinterest em que, derretendo Marshmallows, conseguiram fazer uma espécie de teia de aranha.
Para o segundo bolo, também me inspirei no mesmo vídeo. E tentei fazer uns ossos com uma receita de suspiros.
Era a minha expectativa.


A realidade é que foi outra.
Ora vamos por partes. Quanto ao primeiro bolo o problema começou logo quando não conseguia encontrar em lado nenhum marshmallows brancos. Eram todos coloridos e o ideal era que não o fossem. Mas comprei na mesma.
Fiz o bolo de cenoura. Depois reguei-o com a cobertura de chocolate que fiz (derreti chocolate num pacote de natas). Depois meti os marshmallows num taça e derreti-os no microondas. Não tinha a mínima noção do tempo mas quando os vi a inchar e ficarem com o dobro do tamanho parei o microondas. Abri a porta a medo e com o braço esticado (tinha medo que aquilo explodisse) piquei-os com o garfo. Mal os piquei eles ficaram logo com aspecto de derretido e mexi logo o produto final para que se misturasse todo. Depois foi só pegar num bocado e esticá-lo nas mãos. Essa parte tem que ser feita com alguma rapidez porque senão fica tudo colado e já não se consegue o efeito.
Ora bem, eu acabei com os dedos todos colados e com restos no cabelo por isso a coisa não foi assim tão fácil de se fazer como aparece no vídeo.
O resultado final não ficou mau mas acho que se derretesse um chocolate branco apropriado iria conseguir o mesmo efeito.

Para o segundo bolo decidi utilizar a receita de suspiros da Bimby e fazê-los em formas de ossos. O primeiro desafio foi encontrar cremor tártaro que é muito importante para esta receita. Só encontrei no Supercor. O segundo desafio foi mesmo a confecção. É que eu não tinha reparado que aquilo iria demorar umas duas horas no forno. Só por isso, arrependi-me logo. Consegui fazer a “massa” na Bimby sem qualquer problema mas não consegui aguentar as duas horas de cozedura do forno sem abrir o mesmo umas mil vezes. Apesar da consistência final não ter nada a ver com a dos suspiros, acho que até ficaram bem para o efeito pretendido. O facto de terem ficado irregulares até resultou bem.


Durante esta semana partilho a receita salgada que fiz!


Sem comentários:

Enviar um comentário