Roteiro Gastronómico #52 Reitoria - Porto

segunda-feira, 17 de junho de 2019
Conheci o Reitoria num daqueles dias em que se combinou um almoço com uma das melhores amigas e em que o foco era meter a conversa em dia. O que apetecia mesmo era um sítio porreiro, que desse para conversar e petiscar algo. E, como uns dias antes tinha estado num jantar onde se se tinha falado tão bem neste espaço, achei que era o ideal para visitarmos.


Como chegámos cedo, tivemos logo mesa e fomos rapidamente atendidas. Quanto as espaço, existem várias zonas. No rés do chão são servidas as tapas e no andar de cima é a steakhouse e os menus executivos. No interior da sala do rés do chão  não há muitas mesas mas existem duas esplanadas que aumentam bastante os lugares disponíveis. A esplanada tem mesas típicas mas a sala interior tem mesas e cadeiras altas, o que dá o ambiente típico de tapas. Quando se está a comer é possível assistir à confecção das focaccias e eu, como sou uma curiosa, fiquei logo colada a olhar para lá.
As focaccias são muito solicitadas e igualmente elogiadas. E está claro que não podíamos sair de lá sem experimentarmos. Optámos pela focaccia de rosbife com maionese, tomate, mozarela e alface. Estava realmente muito boa. Fomos brindadas com o típico pão achatado, crocante por fora e macio por dentro e o recheio combinou na perfeição, destacando-se a qualidade do rosbife que era muito tenro.
A acompanhar a focaccia vinham umas batatas fritas pala-pala muito fininhas e crocantes.
De seguida vieram uns ovos rotos com txistorra, cogumelos e azeite de trufa deliciosos que mal chegaram à mesa sentiu-se se logo um cheirinho tão agradável assim como o sabor.
Ainda pedimos um prego do lombo com mostarda e cebola confitada. O pão utilizado pareceu me o mesmo da focaccia mas um pouco mais fino. Estava super crocante por fora e o que mais gostei foi o facto do suco da carne do lombo fundir-se no interior do pão fazendo com que os sabores se entranhassem e o pão ficasse ainda mais saboroso. A cebola confitada deu o toque especial ao que poderia ser apenas um prego básico.
Os staff foi muito atencioso e questionou se queríamos receber os três pratos ao mesmo tempo. Deixámos ao critério dele e teve sempre o cuidado de ir trazendo as coisas à medida que estavam prontas.
É sem dúvida um local que recomendo para tapas, para almoçar, ou simplesmente para beber um copo de vinho acompanhado por um petisco.
Ficou também a vontade de visitar a parte da steakhouse.






Reitoria Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Sem comentários:

Enviar um comentário