Como preparar um brunch em casa

domingo, 14 de abril de 2019
Se há coisa que gosto de fazer é receber pessoas em casa e cozinhar para elas. Gosto de todo o processo, desde o convite até ao dia do convívio. E hoje vou partilhar convosco algumas dicas para organizarem um brunch ou outro tipo de comida em vossa casa para várias pessoas.

Convites: como já vos disse se há coisa que eu gosto é de pensar em tudo de forma detalhada. Por isso sempre que é possível (ou tenho tempo vá) gosto de fazer convites personalizados. Ou faço um texto especial e envio por WhatsApp ou faço algo mais bonito no Canva e envio como imagem.
Peço sempre confirmação. Mas claro que existem sempre imprevistos. Pessoas a mais ou a menos.

Lista de compras: antes de fazer a lista é preciso decidir o menu. Normalmente procuro inspiração em revistas ou livros de culinária e quando vou arriscar fazer alguma coisa nova, costumo ver vídeos para tentar perceber o nível de dificuldade. Depois de ter o menu escolhido e escrito numa folha e saber mais ou menos quantas pessoas são começo a fazer a lista de compras.
O dia em que faço as compras tem de ser escolhido consoante a validade das coisas. Às vezes faço a compra maior com os produtos que têm muita validade alguns dias antes (pode até ser uma semana) e deixo os frescos para comprar no dia anterior ou mesmo no próprio dia.

Quando começar a cozinhar: primeiro começo a ver o que é que só se pode fazer no próprio dia e o que se pode fazer no dia anterior. Tudo o que precisar de frigorífico opto por fazer no dia anterior. Se as receitas levarem legumes, também lavo tudo no dia anterior.

Outras dicas: Se não quiserem que os convidados levem alguma coisa, façam com que eles entendam isso. Se quiserem que eles levem alguma coisa, é preferível dar-lhes uma lista do que é preciso.
Coloco sempre a mesa no dia anterior e ponho sempre pratos, guardanapos e talheres a mais perto da mesa caso seja preciso.

Agora vamos falar especificamente do brunch
Soube com antecedência quantas pessoas iam. Quando escolhi o menu tive também a ideia de transformar aquela manhã numa experiência diferente. E decidi fazer da minha cozinha um estabelecimento. Escolhi vários pratos, desde doces a salgados e bebidas. Depois fiz um menu e a ideia era que a pessoa escolhesse o que queria comer.

O que preprarei no dia anterior:
- sobremesas (muffins e tarte de nata) e pudins de chia
- fiz a massa para as panquecas
- coloquei os frutos secos e os toppings para panquecas em taças
- cortei os queijos e os enchidos
- lavei os legumes
- fiz o molho holandês
- coloquei as bebidas em garrafa no frigorífico
- na cozinha, seleccionei logo todas as travessas, pratos, frigideiras e tachos que iria precisar
- deixei a mesa toda pronta










O que preparei no próprio dia:
- dispus os ingredientes que ia precisar em pratos e com fácil acesso
- comprei e cortei o pão
- as pizzas (comprei a massa)
- o pão de queijo
- a alheira com os ovos mexidos
- escalfei os ovos
- fritei o bacon
- aqueci o molho holandês e deixei na temperatura mínima para estar sempre quente
- depois consoante o que a pessoa escolhia, eu empratava



Dicas: quase toda a gente escolheu os ovos bennedict, com bacon ou com salmão. Fez toda a diferença ter o molho já preparado porque escalfei os ovos e tratei do bacon perto da hora combinada e depois foi só mesmo torrar ligeiramente o pão, montar tudo e servir.
Umas das desvantagens para quem tem a cozinha e sala separadas é que acaba por não conviver tanto. Por isso optei por fazer algumas coisas antes e outras na hora, para ter logo a mesa cheia de coisas já preparadas. Como éramos 6 pessoas, consegui servir tudo rápido e sentar-me à mesa com eles.
Mas já fiz um jantar temático para 17 pessoas em que preparava hambúrgueres na hora e só consegui estar com quem me fez companhia na cozinha. Por isso é importante encontrar um equilíbrio porque o essencial e talvez o mais importante é desfrutar de uma refeição temperada com uma boa conversa e umas boas risadas.
Quando começo a arrumar as coisas que sobraram, tento sempre que os convidados levem algumas sobras ou então tento congelar o máximo de coisas para não estragar nada.

Prometo que sempre que fizer uma refeição mais temática cá por casa partilho com vocês.






Sem comentários:

Enviar um comentário