O Carnaval em Nice

sábado, 9 de março de 2019
Chegámos a Nice de comboio e posso desde já dizer-vos que nos dois dias que estivemos por lá nunca utilizámos transportes públicos. Quem gostar de caminhar, acaba por chegar às zonas principais facilmente.

Quando chegámos já era de noite por isso fomos logo jantar ao restaurante La Rossetisserie onde pedi um rosbife com batata assada que estava divinal. A carne parecia manteiga, tal era a facilidade com que se desfazia na boca. Para sobremesa pedi um Crème brulée de caramelo. Eu adoro este tipo de sobremesa mas nunca tinha experimentado com caramelo e posso dizer-vos que adorei a combinação.
O que menos gostei, foi termos ficado a jantar na sala do andar de baixo que não é muito grande para o número de lugares sentados que tem disponível e acaba por se tornar um pouco claustrofóbica porque parece uma gruta.



Depois do jantar e já a caminho do hotel que estava situado numa das zonas principais da cidade ainda passámos pela Place Massena onde seria o palco principal dos desfiles de carnaval daquele fim de semana. Nesta praça também existem umas figuras humanas em cima de postes que à noite dão luz.

O dia seguinte iniciou com a mesma praça e fomos até à colina de Chateau. Neste local conseguem ter uma vista panorâmica da zona de praia e da cidade. Junto à praia, que em vez de areia tem pedras, têm uma zona para poder caminhar, correr e andar de bicicleta, a Promenade de Anglais. É também ao longo do percurso que encontram as famosas cadeiras azuis viradas para o mar que estão sempre cheias de gente quando está bom tempo.







Nice é cidade onde o carnaval se vive em força. Têm um calendário em que em vários fins de semana ocorrem desfiles e a famosa Batalha das Flores.
Nós fomos viver o carnaval a um sábado. Da parte da tarde fomos à chamada Batalha das Flores. Basicamente assiste-se a um desfile em que as pessoas que vão no mesmo nos atiram flores e as ruas por onde eles passam ficam cheias de cor.
À noite e no mesmo local (praça Massena e Promenade de Anglais) ocorre um desfile mais ou menos parecido ao da tarde mas ao qual acrescentam carros alegóricos muito muito bem feitos e com muita luz.
Para assistir a estes desfiles que não são gratuitos têm várias hipóteses. Podem assistir sentados na zona principal da praça Massena ou podem entrar no recinto com um bilhete mais barato (12€) e procurarem um lugar ao longo do percurso.
Para o desfile da noite que também é pago, existe a possibilidade de irem mascarados dos pés à cabeça e dessa forma o bilhete fica gratuito.
Confesso que fiquei muito surpreendida porque apesar de ver as pessoas a viverem o carnaval, não vi muitas pessoas mascaradas. Fiquei com a sensação de que o que as pessoas mais gostam é mesmo assistir aos desfiles mas não têm grande interesse em se disfarçarem.





Carnavais à parte, ainda houve tempo para visitar a Catedral Saint Nicolas de Nice, a Rue du Post Vieux e o mercado das flores e frutas, Cours Saleya.
As ruas de Nice são muito bonitas, têm muita cor e adorei as ruas cheias de zonas para comer e lojas decoradas a rigor.
Foi no mercado das flores que experimentámos a famosa Socca que é uma comida de rua muito típica. Tem aspeto de crepe e a massa é feita com grão de bico. É salgado e tem um travo um tanto ou quanto forte a pimenta. A forma como é cortada é aleatória. A senhora vai colocando bocados de vários tamanhos numa folha de papel.









Continuo a acreditar que as pessoas com quem viajamos continuam a ser um dos fatores principais para se gostar ou não de uma viagem. Apesar de eu ter gostado muito mais de Nice do que de Marselha, quando penso na viagem só me recordo dos bons momentos e das risadas que demos.
Sem dúvida nenhuma que vos aconselho a visitar estas cidades, principalmente Nice. Aliás, o melhor mesmo é fazerem várias cidades da costa, por exemplo de comboio. Era giro, não acham?

Sem comentários:

Enviar um comentário