Roteiro Gastronómico #46 Glutão - Vila Nova de Cerveira e visita à feira semanal

domingo, 24 de fevereiro de 2019
Costumamos ter uma certa tendência para desejar conhecer o Mundo e às vezes acabamos por menosprezar o que é nosso.
Aqui por casa tentamos contrariar isso e sempre que há algum tempo disponível e oportunidade gostamos de conhecer um local novo dentro do nosso maravilhoso país.
E foi mesmo isso que fizemos num sábado de folga, com algum sol e frio à mistura. Fomos até Vila Nova de Cerveira.
Nunca tínhamos estado lá mas também não fizemos grandes planos. Como íamos com uma amiga que já conhece bem o local, dispensámos fazer qualquer pesquisa prévia.

Estacionámos perto do centro e fomos caminhar pelas ruas onde os carros já não têm autorização para circular. Fiquei surpreendida com a quantidade de pessoas que estavam por lá. A verdade é que o centro histórico é muito acolhedor. São ruas cheias de lojas típicas e cafés com esplanadas e estas ruas costumam estar sempre decoradas.
Fomos pela rua principal até chegarmos à zona do rio e é muito perto desse local que está a feira semanal que se realiza todos os Sábados. 
Confesso que gostei bastante da feira. A oferta de produtos é imensa. Móveis, têxteis, vestuários, acessórios e comida. Acho que por lá se encontra um pouco de tudo. Em relação ao vestuário fiquei surpreendida com a oferta que tinham e o quão atualizados estavam nas tendências.





Para almoçar fomos ao restaurante Glutão que pelos vistos é referência naquela zona. Está localizado na estrada nacional, muito perto da entrada para Vila Nova de Cerveira. Fomos atrás de uma das especialidades da casa: o bacalhau. Na carta têm disponíveis várias apresentações de bacalhau. Nós optámos por um bacalhau que me pareceu ter sido feito (ou terminado) no forno, com puré e um molho que me parecia ter maionese ou algo semelhante e era servido com fatias de bacon crocantes por cima. Estava delicioso. O bacalhau desfazia-se na boca, o puré estava muito suave e o molho dava ao prato o toque especial. 
Para sobremesa experimentámos a mousse de chocolate, a delícia da casa e um pastel que me pareceu ter sido feito com massa folhada e era recheado com chila. 
Quanto à mousse e à delícia da casa estavam boas, mas já são aquelas sobremesas que não nos surpreendem e nem as expectativas são altas.
Quanto ao pastel de chila, posso dizer-vos que achei que estava muito bom e é o acompanhamento ideal para beber com o café.