O que utilizo quando a minha pele desidrata?

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019
Para quem não sabe eu por norma tenho um tipo de pele mista mas, em épocas mais frias, sinto que a minha pele desidrata.
Haverá por aí alguém a queixar-se do mesmo?!
Por norma a zona mais oleosa da minha pele é mesmo a zona T (testa, nariz e queixo) sendo a testa a zona onde claramente tenho mais oleosidade, principalmente ao final do dia. Mas como eu uso franja é normal que isso tenha tendência a acontecer. Claro que também existem produtos que evitam que isso aconteça, mas não é nesse tema que eu quero falar neste post.




Quando chegamos às estações do Outono e Inverno começo a sentir que a minha pele, principalmente na zona das bochechas, começa a ficar mais baça, a repuxar e às vezes a descamar.
Estes são os sinais de alerta que a minha pele, apesar de continuar a ter oleosidade, está a perder água e é preciso compensar esta desidratação. 

Normalmente o que faço é começar por aplicar uma máscara hidratante duas a três vezes por semana. Existem imensas máscaras no mercado mas uma que eu experimentei mais recentemente e gostei foi a Hydragenist máscara SOS hidratante e oxigenante da Lierac.

Tem uma textura bálsamo - gel e deve ser aplicada no rosto seco evitando o contorno dos olhos. Depois de se deixar atuar entre 5 a 10 minutos deve-se remover o excesso com um disco de algodão, não havendo necessidade de passar por água.
Este produto tem também um perfume delicado. Quando utilizei a primeira vez senti umas ligeiras picadas no rosto mas depois passaram e fico sempre com a sensação de ter a pele muito mais lisa e luminosa.
Quem tiver a pele muito sensível não aconselho a usar esta máscara.

Quando sinto que a máscara já não é suficiente começo a usar um sérum de hidratação de manhã e à noite.
Mais uma vez vos digo que a oferta no mercado é imensa e é impossível experimentar tudo o que há. Mas dos que eu já usei até agora, vou falar-vos do meu preferido.

HYALU B5 da La Roche Posay
Tem ácido hialurónico com dois pesos moleculares na sua composição. Isto faz com que, para além de hidratar a pele, também a preenche conferindo um efeito lifting. Para além disso ainda atua em profundidade e estimula a síntese de colagénio (só coisas boas para tratar e prevenir as rugas).
Este sérum pode ser utilizado por todos os tipos de pele, incluindo as mais sensíveis. Podem colocar no rosto, pescoço e decote. Tem uma textura fresca do tipo gel/água. Eu uso de manhã e à noite, antes de aplicar os outros cremes. Deixo sempre absorver uns 2 minutos e coloco só mesmo duas gotas na mão porque o produto espalha mesmo muito bem.


Outros sérums que também já usei e gostei foram:

Hydragenist sérum hidratante da Lierac: gostei de tudo no geral (textura e efeito) mas em comparação com o HYALU B5 acho que é mais caro e não senti a pele tão lisa como sinto com o HYALU.


Hydrabio sérum da Bioderma: é um sérum que também utilizo quase todos os anos. Tem uma relação qualidade/preço excelente. A textura não é tão fluida como os anteriores.


Para além dos produtos que aplicamos não pele, não se esqueçam de beber bastante água (litro e meio a três litros) por dia.