Roteiro Gastronómico #45 Les Tilleuls - Genebra / Suiça

domingo, 10 de fevereiro de 2019
Quando estivemos em Genebra tivemos a sorte de ficarmos hospedados na residência de uns familiares. Familiares esses que têm uma enorme aptidão para serem anfitriões. A grande vantagem disso é que fez com que vivêssemos aqueles dias como se aquela fosse a nossa casa habitual. Conhecemos as rotinas de algumas pessoas e, no que toca a alimentação, houve o equilíbrio entre a comida tradicional portuguesa e a típica da Suíça.

Com isto já devem ter percebido que poucas foram as vezes que fomos comer fora. Mas houve um sítio que visitámos num dia em que decidimos jantar fora e que gostei bastante. Por isso acho que merece a pena falar-vos dele.
Existem ruas em Genebra que mais parecem italianas pela quantidade de restaurantes que têm com esse tipo de gastronomia. E foi ao restaurante italiano Les Tilleuls que fomos jantar. Está situado numa zona residencial mas não é muito longe da zona central da cidade. Como era inverno a esplanada não estava aberta por isso aconselho a fazerem marcação porque costuma estar cheio ao jantar.
O staff foi bastante atencioso, explicou o menu e teve sempre o cuidado de perguntar o que estávamos achar. Apesar do restaurante estar cheio, o atendimento também foi rápido. 
Quanto às opções do menu havia um pouco de tudo. Tinha bastante variedade de pizzas, massas, carne e peixe. 
Nós optámos por pedir uma focaccia de entrada, uma massa de sapateira e um cordon bleu.
A massa da focaccia não me pereceu ser a mais indicada. Parecia mais uma pizza com a massa muito fina. Ou seja, estava realmente muito boa porque a massa era fina, crocante e o molho de tomate também era muito saboroso. Mas eu acho que esta entrada deveria ter outro nome. 
Quanto aos pratos principais posso-vos dizer que quando vi chegar a massa fiquei logo assustada porque eu nunca na vida iria conseguir comer tanta coisa. As porções servidas são enormes. Claramente davam para duas pessoas. 
Achei muito engraçada a forma como o prato vinha apresentado. A massa penne estava acompanhada por um molho que sabia claramente a sapateira e vinha dentro de uma forma feita com massa muito semelhante à massa utilizada para se fazer calzone. Hidratos mais hidratos, o melhor foi mesmo esquecer essa parte enquanto se comida porque realmente estava muito bom e resultava tudo na perfeição. Quem é que não adora molhar um bocado de pão num bom molho? Eu, acuso-me já!
O cordon bleu estava bem confeccionado. A parte de fora não estava nada gordurosa e no interior a carne estava muito tenra e o queijo utilizado também era muito saboroso.
Não tenho nada para vos contar à cerca das sobremesas porque na fase da escolha eu já estava mesmo muito cheia.
Não é um restaurante barato mas as porções justificam o custo. Se forem com várias pessoas aconselho-vos a dividirem as entradas, por exemplo, ou se não tiverem com muita fome, o melhor é passarem a etapa das entradas.