A palmilhar Genebra parte #2

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019
No primeiro post sobre esta viagem falei-vos sobretudo da zona mais antiga da cidade que se situa a sul.
A Norte está a zona mais recente onde se concentram os maiores hotéis e onde também existe uma componente comercial muito forte.

Genebra é uma cidade com muitos habitantes com nacionalidades distintas e tem diariamente a chegar pessoas de todos os cantos do mundo. Seja por motivos turísticos ou laborais. Não é por acaso que esta cidade tem uma zona central com um comércio muito dinâmico ,com bancos de investimento procurados por muitos estrangeiros.
Na cidade estão instaladas mais de 250 organizações internacionais o que faz com que Genebra acolha inúmeras reuniões.
Aconselho-vos a visitar o Palácio das Nações Unidas (sede europeia da ONU) que é um dos maiores centros de conferências internacionais. Nele discutem-se questões relacionadas com a paz e a segurança e tem mais de 3000 pessoas de todo o mundo a trabalhar. Parte do palácio está aberta ao público para visitas guiadas com tradução em mais de 15 línguas. Eu, numa anterior visita à cidade, fiz uma das visitas guiadas e aconselho-vos a irem porque visitam as salas de conferências e temos uma ideia muito prática do que realmente acontece por lá. Para além de que o sítio é bonito e tem uns jardins muito cuidados. Na praça em frente ao palácio está a obra do artista suíço Daniel Besset: a Broken Chair, que é uma cadeira com um dos seus pés partido que serve de homenagem às vítimas de minas terrestres. 
Para chegar a esta zona é possível ir a pé desde o centro da cidade mas para quem preferir também há uma excelente rede de transportes que facilmente chegam lá.



Depois de visitarem esta zona podem ir passear pela zona comercial da cidade. Ainda na zona Norte podem ir às compras na Manor. Aqui encontram de tudo. Desde roupas de várias marcas, como bijutaria, maquilhagem, eletrodomésticos, comida, muitos queijos e muitos mais chocolates. Depois podem ir na direção da praça de Bel-Air e aproveitar para ver a torre de I´île. 










Se continuarem com vontade de fazer compras podem continuar a caminhar porque têm logo a poucos metros as ruas de Rhône e Rive com imensas lojas nacionais e internacionais.
Para comprarem chocolates o melhor é irem às lojas Migros e Coop. Se quiserem um centro comercial têm o Balexert (têm de usar meio de transporte para chegar lá).
Para os fãs de mercados na zona de Plainpalais ocorrem os maiores mercados de rua. O mercado das frutas e dos vegetais é às terças e quintas da parte da manhã. Às quartas e sextas esta zona é palco da feira de velharias onde podem encontrar um pouco de tudo. Comida, móveis, colecionáveis de toda a espécie, relógios de luxo usados, bicicletas e tantas outras coisas.



Um local que nunca visitei e que também estava fechado para visitas durante esta viagem foi o CERN, o maior laboratório de física de partículas do mundo e onde se diz ter nascido a internet. Para quem for fã destas áreas é visita obrigatória.
Se estiverem com crianças também vos aconselho a visitar o Museu de História Natural.




Não estranhem eu não ter falado de comida! Eu tenho família a viver nesta cidade, por isso fiz a maior parte das refeições em casa mas com direito aos pratos mais tradicionais desta zona e vou partilhar as receitas mais tarde.
No entanto fomos a um restaurante italiano que gostei muito e por isso será presença obrigatória num futuro post de roteiro gastronómico.