Roteiro Gastronómico #44 Dominó Tasca Japonesa - Porto

domingo, 27 de janeiro de 2019
Na semana passada, a convite da Zomato, fui conhecer aquele que desde o dia 25 de Janeiro é  o novo espaço do Dominó - Tasca Japonesa.
Provavelmente, muitos de vocês já ouviram falar deste restaurante que se situava em Matosinhos. Mas desde sexta-feira que o Dominó - Tasca Japonesa está instalado em Leça da Palmeira. E digo-vos já que não está nada mal situado.

O restaurante passa agora a ter mais espaço, está mais airoso, é possível ver o mar e ficou com uma decoração super moderna. Tudo isto acompanhado do mesmo atendimento e cuidado a que os seus clientes estavam habituados.

Neste novo espaço, passam a existir duas zonas. Uma logo na entrada com mesas quadradas e sofás de veludo. Um tecto cheio de chapéus chineses brancos que de vez em quando se mexem com a abertura da porta principal (o que é bom). Será nesta zona onde serão servidos os menus de almoço e onde a partir da seis da tarde e até às duas da manhã será possível beber um cocktail que poderá ser acompanhado por um pequeno petisco. Quem estiver sentado também tem vista para o balcão onde são preparados os cocktails.
Foi nesta zona que nos foi servido um cocktail de Yuzu composto por gin como base alcoólica e por uma base de citrinos. Eu confesso que adorei este cocktail porque não sabe muito a álcool e o sabor do Yuzu não é forte. Para acompanhar o cocktail foram-nos servidos vários petiscos. Um cubo de arroz envolvido em onori (alga em pó) e com um camarão envolvido em folha brick por cima. Uma salada de pepino e maçã marinados em vinagre de arroz com sementes de sésamo e raspas de tangerina. Apesar de eu não ser apreciadora de fruta, como estava tudo finamente cortado e como os temperos disfarçavam o sabor, acabei por experimentar e gostei sobretudo do sabor a fresco. Foram-nos ainda servidos tacos de atum spicy e ostras com pico de galo. Achei que todos os aperitivos estavam bem confeccionados e os meus preferidos foram o cubo de arroz e os tacos. São realmente o acompanhamento ideal para um cocktail naqueles dias em que nos apetece apenas petiscar e descontrair um pouco.







Quem optar por um almoço servido à carta ou mesmo jantar, irá usufruir da segunda zona. Eu pessoalmente, acho a decoração muito bonita. Têm na mesma sofás de veludo em tom de azul (quem me conhece sabe que eu adoro esta cor!), têm mesas redondas e quadradas e a loiça de mesa utilizada é muito bonita.
Tivemos a oportunidade de experimentar tártaro de vieiras e carapau com vinagre balsâmico, tataki de atum e salmão em saté numa cama de arroz com onori e um combinado de sushi e sashimi. Estava tudo ótimo e eu repetiria tudo sem problema. Agora, se eu tivesse de escolher o meu top 2 de favoritos escolhia sem dúvida alguma o tataki de salmão e o combinado de sushi e sashimi. O tataki estava muito bem confeccionado. Para quem não sabe é uma forma de arranjar o peixe que é cortado em fatias e depois é ligeiramente selado. Assim que coloquei o salmão na boca juntamente com o arroz tive logo a sensação de que tudo se desfez facilmente na boca e os sabores fundiram-se.
Para sobremesa foi-nos servido uma tarte de Yuzu merengada desconstruída. Nunca tinha visto uma tarte apresentada daquela maneira. Surpreendeu-me muito e o sabor do Yuzu (citrino) é realmente muito bom, muito fresco e não é extremamente forte.










O staff foi sempre muito atencioso e a Ana, a proprietária do espaço é a simpatia em pessoa.
Um espaço lindo, com comida maravilhosa e a ser servida por pessoas atenciosas, o que se pode pedir mais?

Dominó - Tasca Japonesa Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato