Bride to Be #6 Como escolher os convites do casamento?

domingo, 15 de abril de 2018
Depois do pedido de casamento e de se escolher a data e o tipo de cerimónia (civil, religiosa ou outra) chega a altura de fazer a lista de convidados e começar a pensar nos próprios convites. Esta é uma fase que não deve ser desvalorizada porque se pensarmos bem este será o primeiro contacto dos convidados com o evento que se está a preparar.

Quando se chega a esta fase já se deve ter definido o estilo do casamento, se haverá ou não tema, as cores e elementos que querem que sejam utilizados. Caso queiram criar um símbolo para o casamento, esta também é a altura ideal para o fazerem. Mesmo que não o utilizem no convite, já vos vai orientar sobre o estilo pelo qual devem optar.
Também é importante perceber quem vai ser responsável por esta fase. Se são os noivos que vão fazer os convites na totalidade, se vão precisar apenas de um designer ou até se só vão precisar de alguém que trate da impressão.

Os convites devem ser entregues com pelo menos quatro meses de antecedência mas, se na vossa lista de convidados tiverem muitas pessoas que se terão de deslocar de diferentes cidades ou até mesmo países, aconselho-vos a fazerem o chamado Save the Date.
É um método simples, bonito e barato que vos pode ajudar a avisar algumas pessoas de que vai haver festa.
Podem optar por um logo ou utilizar uma foto vossa e construir algo que contenha a data do evento e o local se acharem importante.
Nós optámos por utilizar uma foto nossa e inspirámos-nos um pouco pelo que vimos no Pinterest. Também achámos boa ideia apresentar já aos convidados o hashtag do evento.




Quanto aos convites em si, independentemente do estilo, convém que estes tenham algumas informações importantes como os nomes dos noivos (óbvio), podem ou não ter os nomes dos pais dos noivos, a data e hora do evento. Deve-se também especificar onde será a cerimónia e o copo de água, e se possível colocar um mapa ou as coordenadas dos locais.
Também é importante que definam e coloquem uma data de confirmação da presença juntamente com os contactos dos noivos ou dos pais dos noivos.
Outro aspeto que acho importante que escolham é o tipo de letra. E se possível devem continuar a usá-lo em todo o material do casamento.
Estilos para convites há muitos. Desde os clássicos aos mais originais e modernos o que não faltam hoje em dia são ideias. E mesmo que achem que já se viu de tudo, não é verdade. Porque cada noiva tem um gosto e de certeza que se pensarem com calma vão sempre encontrar um equilíbrio e fazer um convite que vos defina ou que defina o dia que vocês estão a preparar.

Apesar de cá em casa sermos fãs do estilo clássico também gostamos de puxar pela imaginação e fugir um bocadinho ao que muitas vezes é considerado normal.
Eu sou farmacêutica e ele engenheiro informático. Tirando as oito horas de trabalho temos muitos gostos em comum. Mas foi com a ajuda das nossas profissões que definimos o nosso convite.
Uma caixa de medicamento com elementos importantes impressos na mesma e uma bula em que, com perguntas parecidas às que vemos nos medicamentos reais, respondemos de modo a que o convidado se ria e ao mesmo tempo saiba todas as informações importantes para o dia do evento.
E claro, também colocá-mos uns rebuçados dentro de cada caixa, como se de comprimidos se tratassem.

Nós pedimos ajuda à designer Catarina Dias e mandámos imprimir as caixas na Eden Gráfico em Viseu.
A bula fomos nós que fizemos e imprimimos.
Não se esqueçam de mandar fazer convites a mais para guardarem para recordação e também para algum convite de última hora.
Não há segredo para ter o convite perfeito. Mas se tudo for feito com carinho e sobretudo atempadamente, o resultado vai ser excelente de certeza!