Este é um restaurante situado no Areeiro, em Lisboa mas a sua origem e história tem muito que se lhe diga. Mas quando se juntam tradições, família e gosto pela culinária, o resultado só pode ser bom.
E foi o que aconteceu ao chef Marco Costa, responsável pela cozinha de O Zé do Cozido. Cresceu à volta de tachos, panelas e receitas, porque os pais tinham o restaurante Harmonia da Beira. Fez formação profissional e hoje é responsável pela cozinha deste espaço.
Sendo este um local com pessoas de origem beirã, é mesmo isso que podemos esperar quando optamos por uma refeição por lá! São muito elogiados pelo cozido à portuguesa, o cabrito assado, o arroz de gambas, o naco na pedra e o polvo à lagareiro.
Quando os fomos visitar optámos pelo cozido e por picanha grelhada com batata frita, feijão preto e banana.
Antes, foram-nos servidas algumas entradas que quem quiser pode mandar para trás e pedir outras coisas. Experimentámos o presunto que era muito tenro, alguns fritos como chamuças e croquetes, queijo fresco e doce de abóbora.
O cozido é feito com enchidos da zona beirã e é bem servido em termos de quantidade. Quanto ao sabor, este remete-nos para um almoço de família de Domingo, e com isto, fica tudo dito.
A picanha era fininha, estava suculenta e os acompanhamentos também estavam no ponto. O que mais gostei neste prato foi o empratamento.
Para sobremesa escolhemos o leite creme e um doce especial da casa. O leite veio com aquela crosta maravilhosa que faz barulho ao partir e que eu tanto gosto. No entanto eu teria preferido que o leite creme viesse quente, tinha feito toda a diferença na minha opinião.
O doce especial da casa era mesmo muito bom. Tinha mousse de chocolate escuro, mini oreos, outra mousse branca ou natas com sabor a chocolate e framboesas. Com a descrição pode parecer enjoativo, mas isso foi o que nos impressionou. E tudo resulta muito bem e não ficamos nada enjoados.
Este é sem dúvida um local para quem mora ou visita Lisboa e quer fugir à azáfama dos turistas e comer algo típico da Beira Alta.
Aqui vão poder contar com empregados simpáticos, sempre com uma piada educada e com enorme gosto por vos receber.
No entanto, aconselho a fazerem sempre marcação porque o espaço é pequeno. Mas penso que este pormenor já está a ser resolvido e deverão haver novidades em breve.