Florença e Cinque Terre

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016
Durante dois dias as nossas paragens foram por Florença, onde passámos um dia, e por Cinque Terre, onde acabámos por fazer uma excursão no dia a seguir.
Ao chegar a Florença ficámos num hotel um pouco afastado do centro da cidade, se considerarmos distâncias a caminhar.



Durante dois dias as nossas paragens foram por Florença, onde passámos um dia, e por Cinque Terre, onde acabámos por fazer uma excursão no dia a seguir.
Ao chegar a Florença ficámos num hotel um pouco afastado do centro da cidade, se considerarmos distâncias a caminhar. Ainda assim não houve qualquer incómodo porque desta forma o carro ficava estacionado sem pagar estacionamento e os imensos autocarros que passam pela cidade facilmente nos levavam até ao centro. Apesar da boa rede de transportes públicos, ainda cometemos a loucura de voltar a pé para o hotel num dos dias, o que me valeu uma noite bem dormida de tanto cansaço.
Florença começou a ser visitada logo pela manhã e pela zona da Firenze Fiera. Por aí vimos a Fortezza da Basso, apenas por fora, uma vez que não é possível entrar. Logo ao lado estava o Giardinno della Fortezza onde parámos para olhar para o mapa e ver por onde tínhamos de ir em direção ao centro.



Acabámos por fazer o que mais gosto durante esta visita: meter-me pelas ruas, ir seguindo as setas (quando há) e à medida que a quantidade de pessoas aumentava, percebíamos que estávamos no rumo certo.
Fomos na direção das imensas barracas que formavam um mercado de rua e fomos dar ao Mercato Central onde vendem muitos dos produtos típicos, assim como peixe, carne e massa fresca.


Quando saímos do mercado fomos ver a zona histórica mais central de Florença onde fiquei de boca aberta (literalmente) com as estruturas. A Piazza del Duomo (Catedral, Batistério, Museu e Cúpula) é qualquer coisa de… sei lá! As filas para visitar eram enormes, por isso aconselho a comprarem os bilhetes pela net antes da viagem.




A seguir fui recarregar baterias à loja da Lindtt e depois fomos até à Piazza della Signoria, uma das principais, senão a principal praça de Florença. Aqui não só podemos ver o Palazzo Vecchio como também as obras de alguns artistas e a Fontana de Netunno.
Mesmo perto está a rua que nos leva à Ponte Vecchio cheia de relojoarias e ourivesarias, e de pessoas também! É realmente bonita! Depois de atravessar a ponte caminhámos em frente para ver a Piazza Santa Felicita e a Piazza de Pitti.







Para almoçar decidimos experimentar a famosa Bistecca alla Fiorentina, 600g de carne para dois com batata frita a acompanhar. Carne tenra, suculenta e saborosa. Não se podia ter pedido mais. Aconselho a verem bem o preço do kilo e se já vem ou não com acompanhamento. É que se não tiverem esse cuidado o prato pode sair bem caro.


Para desgastar o almoço fizemos uma bela de uma caminhada pelas ruas, sem mapa e antes de irmos para o hotel fomos ao Mercato de San Lorenzo comer um gelado. Mas eu fiquei foi deliciada com a aula de culinária que estava a decorrer por lá. Quem me dera ter sabido daquilo antes!





O dia acabou cedo porque era preciso acordar quase de madrugada para a excursão que nos esperava no dia seguinte por Cinque Terre.

Para descansar um pouco da condução e não termos de nos preocupar com nada, decidimos conhecer as impressionantes paisagens da Ligúria, património mundial pela UNESCO, através de uma excursão com guia. Fomos de autocarro até La Spezia onde apanhámos o comboio para Riomaggiore, a primeira paragem. Aqui tivemos cerca de uma hora para conhecer as redondezas. Aproveitei para provar a minha primeira focaccia simples, que ou era da fome ou estava mesmo boa.








A seguir apanhámos um barco para Vernazza onde também tivemos direito a parar e a conhecer um pouco do local.



Não conseguimos visitar Manarola porque os acessos tinham sido cortados devido a uma derrocada. E assim sendo, a última e mais demorada paragem foi em Monterosso, uma aldeia antiga de pescadores. Aqui almoçámos todos juntos (almoço incluído na excursão) uma massa com pesto, peixe grelhado com batata assada e tiramisú de sobremesa. Depois do almoço fomos caminhar pelas ruas da aldeia e provar o famoso limoncino. Ainda houve tempo para apreciar a paisagem à beira mar, dar um mergulho e alguém ser quase mordido por uma alforreca!





O caminho de volta foi feito apenas com comboio e autocarro. Confesso que gostei bastante. O guia era muito simpático e fartou-se de falar sobre os locais. Quanto a Cinque Terre, as paisagens falam por si. No entanto aviso já que as cores das casas que se vêm pelas fotos na internet não correspondem à realidade (têm muito Photoshop à mistura). O que é normal em zona costeira pois a tinta vai perdendo a cor.
Outras curiosidades são o fato de praticamente não haver vida noturna, uma vez que a maioria das pessoas desloca-se a Cinque Terre para trabalhar (sobretudo no turismo) e regressa a casa ao final do dia. Hoje em dia já só se vêm turistas e já não há quase habitantes locais a viver por lá.
Outra vantagem de termos feito o passeio em excursão foi que não tivemos de estar na fila para comprar os bilhetes tanto de comboio como de barco. É que em alturas de época alta chegam-se mesmo a perder horas para os comprar. O guia também avisou que se tiverem o azar de estar a chover, os transportes enchem-se de tal maneira que até se chega a assistir a cenas dignas de box só por um lugar.
Regressámos a Florença e antes de irmos para o hotel fomos comer ao centro da cidade uma pizza e lasanha, como não podia deixar de ser.



Foram dois belos dias recheados de muitas paisagens deslumbrantes e boas memórias. Se tiverem oportunidade, não hesitem, vale muito a pena!