De Verona a Veneza

sexta-feira, 25 de novembro de 2016
Visitámos Verona à noite e não pareceu nada inapropriado. A cidade é bastante pequena, acolhedora e muito fácil de conhecer.
Mal chegámos fizemos o check-in na Casa San Zeno que é um instituto salesiano. Ao início estranhámos um pouco porque tínhamos de atravessar corredores com salas de aulas para chegar até ao quarto. Mas a simpatia de quem nos recebeu fez-nos logo sentir à vontade.



Visitámos Verona à noite e não pareceu nada inapropriado. A cidade é bastante pequena, acolhedora e muito fácil de conhecer.
Mal chegámos fizemos o check-in na Casa San Zeno que é um instituto salesiano. Ao início estranhámos um pouco porque tínhamos de atravessar corredores com salas de aulas para chegar até ao quarto. Mas a simpatia de quem nos recebeu fez-nos logo sentir à vontade. 
Começámos logo por pedir referência de um sítio onde desse para jantar e que fosse no centro da cidade. Indicaram-nos logo o TeodoricoRE, um restaurante super bem localizado na Piazza Castel San Pietro. Como era de noite, e a meio da semana, conseguimos estacionar gratuitamente ao lado do restaurante. A sala de jantar já estava toda reservada e por isso sugeriram-nos a esplanada com vista para Verona e algo para petiscar.
Optámos por uma pizza simples com queijo e presunto e vinho branco servido ao copo para acompanhar. A pizza era de massa alta e fofa, feita em forno de lenha. Estava muito boa e o que mais gostei foi o travo suave a picante que o molho de tomate tinha.

Depois de estarmos mais bem compostos, foi só descer a pé pelo zona do castelo e ir em direção à ponte principal: a ponte Pietra. Dá mesmo vontade de nos debruçarmos e ficar ali um bom bocado a olhar para a água e para o meio envolvente.

De seguida fomos em direção ao Duomo (Catedral) e depois fomos ver a Casa di Giulietta, sim a Julieta de Romeu e Julieta. É certo que na realidade aquela não foi a sua casa, mas não deixei passar a oportunidade de escrever na sua parede, como manda a tradição. É muito giro ver que os casais que visitam a casa entram no espírito do romance e só se vêm abraços e beijos apaixonados por ali. Mesmo ao lado da casa, havia uma loja onde costuravam nomes e afins em vários tipos de têxteis. A senhora da loja chamou por mim e perguntou-me o nome. Em poucos segundos bordou Joana numa cartolina e eu aproveitei e mandei bordar um chapéu de chefe de cozinha.
Como era muito fácil andar pelas ruas de Verona, que estavam tão bem sinalizadas, fomos caminhando por ali, um pouco ao acaso, e acabámos por ver os pontos turísticos principais da cidade como a Piazza Brà, a Piazza della Erbe, Piazza dei Signori e a Casa de Romeo.

Senti que Verona é sem dúvida uma cidade acolhedora, romântica e fácil de conhecer.
É local obrigatório para visitar!





Depois de Verona e do dia do casamento que vos falei neste post aqui, fomos até Veneza.
E expectativas?! Eram altas, confesso.
Fomos de carro mas é dispendioso. Uma vez que só se consegue aceder à cidade por transporte aquático o carro tem mesmo de ficar estacionado à entrada da cidade (na ilha de Tronchetto) e, como devem calcular, os parques são todos pagos. Podem mesmo chegar a ter que pagar 21 euros por 1 dia. Depois de estacionar, há como opção o bus, transporte público que é um barco. Aqui penso que poupámos bastante porque como já estávamos a usufruir de paisagens tão bonitas através do barco, a vontade de dar 60 euros para duas pessoas para andar de gôndola desvaneceu-se. Sei que muitos vão achar que é algo quase obrigatório a fazer quando se visita Veneza, mas a verdade é que não sentimos essa necessidade.
Gostei muito da cidade, e é lindíssima. Tivemos a sorte de não apanhar aqueles dias de pior cheiro. Nas zonas mais turísticas encontrámos muitas pessoas, mas nos canais mais para dentro da cidade as pessoas começam a ver-se cada vez menos e as ruas estão muito descuidadas.
Foi em Veneza que comi o meu primeiro gelado em Itália e este não desiludiu. E mais, por incrível que pareça também foi em Veneza que comi o gelado mais barato! 1,50€ por bola. Nas outras cidades paguei quase sempre entre 2 a 2,50€.

Saímos na Piazza de San Marco e o restante fizemos tudo a pé (Basílica di San Marco, Palazzo Ducale, Rialto). A ponte Rialto é que estava em obras e os turistas eram tantos que quase nem a conseguíamos ver nas devidas condições.
Encontrámos muitas lojas de máscaras, galerias de arte e caminhámos tanto que às vezes tínhamos mesmo de voltar atrás porque já não víamos ninguém.
Gostei muito de Veneza, é realmente uma cidade bonita e romântica, foi um dia vivido com grande intensidade e recomendo vivamente a todos uma visita por aqui!