Receita de Pão de Espelta

sexta-feira, 23 de setembro de 2016
Uma das minhas maiores preocupações quando percebi que tinha de fazer alterações na minha alimentação, foi o não saber o que passar a comer ao pequeno-almoço e ao lanche.

É que vamos lá ver, eu de manhã o que gostava mesmo era de uma torrada barrada com queijo philadelphia acompanhada de um café com leite.


Uma das minhas maiores preocupações quando percebi que tinha de fazer alterações na minha alimentação, foi o não saber o que passar a comer ao pequeno-almoço e ao lanche.

É que vamos lá ver, eu de manhã o que gostava mesmo era de uma torrada barrada com queijo philadelphia acompanhada de um café com leite.

O leite foi simples de substituir com uma bebida vegetal. Não tive dificuldade em habituar-me ao sabor porque uma vez que misturo com o café, praticamente não sinto a diferença no sabor.

Depois da primeira consulta de nutrição, fui a uma loja em Viseu, a Lafonatura porque me tinham dito que recebiam encomendas do pão da Miolo (já conhecem? Carreguem aqui para ficar a saber mais). Só que quando vi a lista dos que podia comer, só fiquei com escolha para dois, sendo que um deles ia ser descontinuado e o outro só estaria outra vez disponível em Outubro. Fazendo um à parte, eu tenho uma amiga que é intolerante ao glúten e que consume este pão com regularidade porque o acha mesmo uma excelente opção e é saboroso.

Uma vez que gosto e tenho mão para a cozinha (nada modesta), comecei a perguntar à dona da loja quais eram as farinhas que eu podia consumir e quais delas poderiam ser utilizadas para fazer pão.
Falou-me então na farinha de espelta e ela própria deu-me uma receita que experimentei e vou partilhar com vocês!

Ingredientes
- 400g de farinha de espelta
- sementes de girassol, abóbora, sésamo (ou outras) q.b.
- 1 colher de café de sal marinho
- 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
- 250 g de bebida vegetal ou água ou metade de cada (morno)
- 1 colher de sopa de vinagre de sidra ou balsâmico
- 1 colher de sopa de mel ou xarope de agave ou de ácer

Preparação
- Pré-aqueça o forno a 175ºC
- Forre uma forma de bolo inglês com papel vegetal
- Numa taça misture a bebida vegetal/água já um pouco aquecida(s) com o sal e o mel (para que derretam) e reserve
- Noutra taça grande misture bem os ingredientes secos (farinha, sementes, bicarbonato de sódio)
- De seguida misture tudo numa taça grande e, por fim, acrescente o vinagre. Envolva bem, mas sem mexer demasiado
- Coloque na forma forrada e leve ao forno cerca de 40 minutos
- Depois de retirar do forno deixe arrefecer 10/15 minutos fora da forma antes de partir em fatias


Normalmente um pão deste tamanho dá-me para uma semana. Costumo congelar as fatias e depois faço torradas.
Para barrar utilizo óleo de côco ou manteiga vegetal de soja por exemplo.