Roteiro Gastronómico #10 Sempr'Assar - Matosinhos-Porto

sexta-feira, 30 de setembro de 2016
A convite da Zomato tive a oportunidade de conhecer o Restaurante Sempr'Assar em Matosinhos no Porto. O restaurante já existe há mais de 14 anos e o espaço que visitámos não é o mesmo da sua origem. Não tive oportunidade de conhecer o anterior, mas acredito que a mudança tenha sido para melhor.



A convite da Zomato tive a oportunidade de conhecer o Restaurante Sempr'Assar em Matosinhos no Porto. O restaurante já existe há mais de 14 anos e o espaço que visitámos não é o mesmo da sua origem. Não tive oportunidade de conhecer o anterior, mas acredito que a mudança tenha sido para melhor. Estacionar na zona do restaurante não é muito fácil mas, se deixaram o carro no parque Doca Pesca, no final da refeição o empregado pergunta se precisam de cartão para o estacionamento que vos sairá gratuito!

Trata-se de um espaço moderno, acolhedor, e com uma quantidade considerável de lugares sentados. Mesmo antes de entrarmos no restaurante, vimos uma esplanada exterior. Ao entrar, existe também uma sala de espera que não usufruímos porque, como tínhamos feito reserva, foi-nos logo indicado de imediato o nosso lugar.
Verdade seja dita que quando liguei para fazer a reserva, notei logo muita simpatia pelo telefone que continuou em pessoa. O empregado explicou-nos logo que íamos para o andar de cima e que poderíamos ver as  salas do restaurante. Existe uma no andar térreo e duas no primeiro andar. Existe ainda uma esplanada interior.



O convite que tinha era para uma pessoa mas quando pedi o Menu para escolher outro prato foi-nos logo dito que a oferta seria para dois. 
Em 2012 o sushi foi incluído na ementa do restaurante e como entrada foram-nos servidas 10 peças de sushi que, na minha opinião, estavam ótimas e sentia-se mesmo a frescura dos ingredientes utilizados. O sushi é preparado por Sushiman's especializados em preparar peixe natural há mais de dez anos.




Para prato principal, fomos brindados com uma dourada grelhada com batata à murro e legumes salteados. Nós comemos muito peixe grelhado e por isso é sempre difícil ficarmos surpreendidos, mas, e não é que ficámos mesmo?! A dourada era mesmo muito fresca, tenra e suculenta. E eu, pessoalmente, adoro aquela parte do peixe em que se mistura a sensação crocante da zona mais grelhada com a sensação de peixe suculento. Perguntei ao empregado a origem do peixe e explicou-me que este vinha da lota mesmo em frente. Isto torna este local indicado para os "apreciadores de sabores do mar" como podem ver escrito na descrição do restaurante.

Para acompanhar o jantar escolhemos uma sangria branca. O empregado só nos dizia que era especial. Ainda perguntei se era de espumante quando a provei e ele só me disse que sim, mas que também tinha vinho branco e mais não fiquei a saber sobre a fórmula.




Para sobremesa seguimos a sugestão do empregado e pedimos a tarte de lima com base de oreo. Como vi que havia leite creme queimado (e já partilhei aqui que adoro essa sobremesa) pedi também para experimentar mas fiquei um pouco desiludida porque mal o empregado o deixou na mesa senti logo o cheiro a queimado em demasia e quando o provei pude comprovar isso. Mas quando falei com o empregado, ele ofereceu-se logo para trazer outro, mas não aceitei porque verdade seja dita, por baixo da parte queimada, o leite creme sabia muito bem. 
Quanto à tarte de lima, estava mesmo muito boa. A base sabia realmente a oreo e a parte branca para além do sabor a lima, era mesmo muito fresca, meio gelada até.


Como já tenho vindo a escrever, a simpatia dos empregados é notável e tivemos a feliz coincidência de termos sido atendidos por alguém nascido na zona de Viseu.

Este é realmente um espaço a conhecer por quem aprecia um peixe fresco, grelhado ou natural e sentir a sua frescura no paladar.

(A visita a este restaurante ocorreu quando ainda não estava a cortar nos alimentos aos quais sou intolerante. Num próximo post vou fazer-vos a atualização sobre o assunto)
Sempr'Assar Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato