Roteiro Gastronómico #9 Taberna Belga - Braga

sexta-feira, 26 de agosto de 2016
O culto da francesinha já está espalhado de Norte a Sul do país mas, costuma ser de opinião geral, que francesinha que é francesinha é no Porto. Já experimentei algumas e, apesar de ter alguma dificuldade em escolher uma ou outra, no Porto as minhas preferidos são a do Brasão (imagem à esquerda), do Yuko (foto do meio) e do Tapas (imagem à direita) mas ainda me faltam experimentar muitas outras (é preciso estômago)!


O culto da francesinha já está espalhado de Norte a Sul do país mas, costuma ser de opinião geral, que francesinha que é francesinha é no Porto. Já experimentei algumas e, apesar de ter alguma dificuldade em escolher uma ou outra, no Porto as minhas preferidos são a do Brasão (imagem à esquerda), do Yuko (foto do meio) e do Tapas (imagem à direita) mas ainda me faltam experimentar muitas outras (é preciso estômago)!

 

Bom, mas o que se passou é que me chegou aos ouvidos que "ah e tal mas a melhor francesinha está em Braga na Taberna Belga!" Comoo?! Bora lá provar isso então! 

O restaurante está sempre cheio qualquer que seja a hora a que se lá vá. Prova disso foi que a minha visita ao local foi super cedo (ainda não eram 20h) e a casa já estava praticamente cheia.
O ambiente é calmo (ao contrário do que tinha lido em muitas opiniões, posso ter tido sorte), acolhedor e a decoração é adequada à temática do restaurante: cerveja e petiscos. Aliás, um dos pontos fortes deste restaurante é mesmo a cerveja. Têm uma carta de cervejas invejáveis e, para os fanáticos por esta bebida, é uma perdição.
Como não tenho o bom hábito de jantar cedo, virei-me para o meu namorado e disse que o melhor era eu pedir meia francesinha. Levei logo com a resposta: “Foscasse, isso é o mesmo que entrar numa tasca e pedir só meio fino". Optei obviamente por provar a famosa francesinha.
As expectativas eram altas tenho de confessar. A francesinha era bem composta, bastante molho e trazia uma quantidade bastante razoável de batatas (servidas à parte). Comecemos pela óbvia diferença para as demais francesinhas: o molho. Sim, era picante e para quem não é fã de molhos um pouco mais picantes não recomendo. No entanto eu adorei porque era muito diferente dos molhos tradicionais ao ponto de tornar a experiência de comer esta francesinha em algo um pouco diferente do habitual. Para além do picante em que se viam mesmo as pintinhas vermelhas no molho, tinha um travo a ácido, que não consegui identificar o que era, mas que gostei.
Para além de achar que o molho não é para toda a gente por ser um pouco picante, não me atrevo a dizer que seja a melhor francesinha. Mas é certamente uma boa francesinha que podem e devem provar.