Hoje quem escreve é ela(e) #2 - Receita de Papas de Aveia com Maçã e Banana

segunda-feira, 16 de maio de 2016
A receita que vos trago hoje não é uma receita inovadora, mas foi do melhor que eu encontrei para ter um pequeno-almoço (sem glúten e laticínios) que eu gostasse, que me desse energia, que me regulasse os níveis de açúcar e que não me desse fome até à hora de almoço.
A “receita base” das papas de aveia consiste em bebida + aveia. A partir daí vai da imaginação e do gosto de cada um.

Como a necessidade aguça o engenho, aqui vai:


Ingredientes
- 2 a 3 colheres de sopa de aveia
- 1 copo de bebida vegetal (arroz, arroz-côco, amêndoa) ou água ou ½ bebida + ½ água
- Fruta (1 ou 2 peças)
- 1 pau de canela

Preparação
Coloca-se 1 copo da bebida ao lume com a aveia e 1 pau de canela e deixa-se levantar fervura.
Adiciona-se a peça de fruta (banana às rodelas, maçã ou pêra ralada, etc..) e deixa-se cozinhar 2-3 min em lume brando. Nesta fase pode-se juntar 1 colher de sopa de linhaça triturada ou de chia e, por fim, 1 colher de café de óleo de coco e apaga-se o lume.
Estando as papas feitas, pode-se adicionar o que se quiser: nozes, amêndoas, outra peça de fruta (ou metade), sementes variadas (girassol, abóbora, sésamo, chia, cânhamo, …)
Para quem não aprecia fruta, pode simplesmente adoçar com 1 colher de sobremesa de mel e canela.