As receitas dos outros #4 Muffins de Alfarroba - Sofia Carvalho

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Receita: Muffins de Alfarroba

Instagram: criarcomercrescer
Link para a receita (só clicar)
Autora: Sofia Carvalho

Ingredientes (para 6 unidades)
1 banana média madura
3 tâmaras
187ml de leite vegetal
140g de farinha de espelta
50g de farinha de alfarroba
1 colher de chá de fermento
2 colheres de sopa de óleo de côco

Preparação

Pré aquecer o forno a 180ºC.
Demolhar 3 tâmaras em água a ferver durante 5 minutos.
Num liquidificador (eu usei a Bimby) colocar o leite vegetal, a banana e as tâmaras e triturar tudo até obter uma mistura homogénea e líquida.
Numa taça média colocar as farinhas e o fermento.
Juntar o óleo de côco à farinha e depois misturar tudo com os elementos líquidos.
Colocar em formas para muffins previamente untadas e levar ao forno a 180ºC durante 20 minutos.

Dicas

Eu utilizei uma forma de silicone não precisa de ser untada e resultou na perfeição.

Expectativa

A foto seguinte é da receita original e é da autora.


Realidade

Quando decidi fazer esta receita foi porque me pareceu saudável e a receita ideal para aqueles dias em que apetece um doce mas não se pode abusar.
A receita é muito fácil de fazer e está muito bem explicada pela autora.
É daquelas receitas em que se seguirmos passo a passo como deve ser, o sucesso é garantido.
Quanto ao resultado final, estes muffins ficam com a massa muito fofinha. A única coisa que eu não gostei tanto foi que o sabor da fruta (neste caso banana) sobrepôs-se a tudo. Mas esta é mesmo uma questão pessoal. Quem me conhece sabe que eu tenho um problema com fruta desde muito novinha. Muito resumidamente eu fico enjoada (mas cá para nós, eu acho que é psicológico) com a fruta e desde pequena que não como (sempre tive de compensar de outras formas). Por outro lado depois quando comi o segundo muffin, acabei por me habituar ao sabor e estes meninos desapareceram num instante cá de casa.