O que levar numa mala para quem viaja para o Vietname e Cambodja?

domingo, 22 de julho de 2018
Já lá vai o tempo em que praticamente não se viaja para fora de Portugal, quanto mais para fora da Europa.
Agora claramente que somos pessoas do Mundo, e ainda bem! Temos a possibilidade de viajar para praticamente todos os cantos e criar memórias através de viagens é para mim umas das melhores coisas que podemos fazer na nossa vida. 
Em Maio fomos conhecer o Vietname e o Cambodja.
Mas para mim a viagem era surpresa, soube apenas um dia antes para onde ía. Já a mala não podia ser preparada com apenas um dia de antecedência por isso vou vos já contar essa aventura.

Primeiro fui informada que tinha de ir à consulta do viajante. O que me fez logo desconfiar que ía fazer muitos kms e que para perto de certeza que não ia. A médica alinhou na surpresa e conseguiu dar-me todos os conselhos necessários sem revelar o destino.
Por isso o primeiro conselho que vos dou é que, apesar de neste momento não existir a malária nestes locais, é aconselhável que façam uma consulta do viajante para reverem alguns cuidados a ter e avaliar a necessidade de fazer alguma vacina. Nós, por exemplo, fizemos a da hepatite A. Já a dengue pode-se contrair através da picada de um mosquito que contenha este vírus e por isso também requer cuidados. 

O que deve ir na mala?

Viagens longas de avião: se são utilizadores de lentes de contato, devem usar óculos durante a viagem. É muito importante que bebam líquidos e que se levantem algumas vezes (se beberem muita água, a viagem até ao WC vai se repetir muitas vezes).
É provável que se tenha muita preguiça durante a viagem, mas devemos perder alguns minutos a hidratar o rosto, lábios e mãos.
Devem usar roupas largas e confortáveis e quem tem problemas de circulação / pernas pesadas deve avaliar a possibilidade de usar meias de compressão.

Tipo e tamanho de mala: eu optei por levar uma mochila às costas com mais ou menos 6 quilos. A vantagem desta escolha é que faz com que se opte apenas por levar o que realmente é necessário. E não há espaço para nada supérfluo. No nosso caso sabíamos que iríamos ter sempre alguém à nossa espera e que pouco iríamos ter de andar de transportes públicos, umas vez que era quase sempre o guia que nos ía buscar em mini bus. 
Se levarem mala com rodas tentem não abusar muito nas coisas que levam. 
Também é importante levar uma mochila pequena para andarem com ela durante o dia. 

- Repelentes: para o corpo aconselho o PREVIPIQ Tropics Roll on, com 50% de DEET e 12 horas de protecção. É fácil de aplicar, o cheiro não é desagradável e no nosso caso funcionou bastante bem. 
Para tecidos (roupas e lençóis) aconselho o ZTop. Podem encontrar estes produtos à venda em farmácias e parafarmácias. 
Também devem levar um aparelho repelente para colocar na tomada do quarto, caso fiquem hospedados em locais com muita vegetação por perto ou locais em que as condições hoteleiras não sejam totalmente conhecidas. 

- Medicamentos: provavelmente vão sair da consulta do viajante com uma lista de produtos que devem comprar. Claro que temos de ter noção que se a pessoa já tem algum problema de saúde terá cuidados específicos para ela. Do que me foi receitado comprei o antibiótico, loperamida, pré e pró bióticos, paracetamol, ibuprofeno, bilastina, uma pomada com um pouco de cortisona, antibiótico oftálmico e metoclopramida. 

- Cuidados de higiene e hidratação: Devem sempre optar por formatos de viagem para não ocuparem muito espaço na mala. 
O protetor solar é de uso obrigatório e na minha opinião devem optar por um para corpo e outro para rosto. Isto porque a textura dos produtos para corpo pode ser demasiado consistente/gordurosa para o rosto. Optem por texturas leves, tipo brumas uma vez que a humidade é tão alta que passadas umas horas depois da aplicação dos produtos é normal que os sentiam a "derreter" na vossa pele. 
Para o rosto eu optei por um protetor com fator 50 e com cor para melhorar e uniformizar o tom da pele. 
Devem também evitar usar produtos muitos perfumados que possam anular o efeito dos repelentes.
Quanto à higiene oral, devem optar por lavar os dentes com água engarrafada. 

Vestuário: roupas claras, largas e confortáveis. O uso de chapéu também é importante. Devem levar pelo menos um par de calças e um lenço porque há locais que, para entrarem, não podem mostrar as pernas nem os ombros. 
Também devem optar por calçado confortável, que já costumam usar e sabem que não vos aleija. 
Quando escolherem a roupa tentem fazer mentalmente os outfits para cada dia e levem apenas uma ou duas mudas extra.

Cuidados com a alimentaçao: beber muita água, mas sempre engarrafada e sem gelo. 
Não é aconselhável o consumo de saladas e alimentos crus a não ser que saibamos que são bem lavados. Também se deve optar por carnes bem cozinhadas. A comida de rua, apesar de ter ótimooo aspeto, deve ser evitada, assim como gelados, ovo mal cozinhados/crus e molhos. Claro que se forem comer a locais minimamente bons em termos de condições podem estar um pouco mais tranquilos. 

- Outros cuidados: tirar fotocópia dos vossos documentos e também guardá-los no vosso telemóvel.
Devem preparar bem a vossa viagem (ou ter alguém que a prepare).
Levar sempre dinheiro vivo convosco para o caso de alguma coisa correr mal com o cartão.
Para estes destinos, se não quiserem usar a moeda local, podem sempre levar dólares porque são aceites nos dois países.
Apesar de eu não ter precisado de usar, convém sempre levarem uma daquelas tomadas universais (é um investimento para todos os países que possam vir a visitar).

Ao longo dos próximos posts vou falar-vos da aventura que foi esta viagem que já me deixa cheia de saudades!