Que medicamentos devo ter em casa e como conservá-los?

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017
À partida este parece um tema muito simples e óbvio para todos, mas a verdade é que ainda se continuam a ver alguns erros nas mini-farmácias que cada um tem em casa.
Há quem não tenha qualquer produto farmacêutico ou dispositivo médico, temos quem tenha o mínimo e tudo muito bem guardado e depois ainda temos pessoas que às vezes quase me dizem ao balcão que têm mais medicamentos do que uma farmácia.



À partida este parece um tema muito simples e óbvio para todos, mas a verdade é que ainda se continuam a ver alguns erros nas mini-farmácias que cada um tem em casa.
Há quem não tenha qualquer produto farmacêutico ou dispositivo médico, temos quem tenha o mínimo e tudo muito bem guardado e depois ainda temos pessoas que às vezes quase me dizem ao balcão que têm mais medicamentos do que uma farmácia.
A verdade é que cada vez mais temos pessoas a utilizar o regime de auto medicação (consciente ou não, esse tema fica para depois), a guardarem os medicamentos que sobram de uma situação aguda e temos também a medicação crónica que tem mesmo de estar por casa.

Sou farmacêutica e, confesso, só há bem pouco tempo é que decidi ter uma mini-farmácia cá por casa para situações pontuais. E esta decisão só veio quando senti vergonha de precisar de um simples paracetamol e não ter!

Temos de ter conta que consoante o histórico de saúde de cada um pode ou não fazer sentido ter outro tipo de medicamentos que não serão aqui mencionados.
Alerto também para o correto e consciente uso da medicação e para o fato de que, se os sintomas não diminuírem com a toma dos medicamentos, deverão sempre dirigir-se ao vosso médico ou farmacêutico.
É de igual modo importante lerem as bulas dos medicamentos, sobretudo quando não os conhecem ou já não os tomam há algum tempo.

Muito resumidamente, acho importante termos por casa: 


Ligaduras de Gaze
Adesivo
Compressas
Pensos rápidos
Soro fisiológico unidoses
Desinfetante para feridas (já existem várias opções no mercado que fogem à tradicional água oxigenada e não ardem)
Pomada para queimaduras e também para picadas de insectos
Termómetro (não é propriamente um dispositivo de primeiros socorros, mas acho que não deveria faltar em qualquer casa, principalmente se tiverem crianças).


Anelgésicos/Anti inflmatórios/Anti Piréticos:
Sintomas de febre, dores de cabeça, dores menstruais ou entorses são algumas situações leves que podemos resolver com este tipo de medicamentos. Devemos também ter uma pomada/creme/gel/loção de uso tópico para contraturas ou dores musculares, por exemplo.


Anti Histamínicos
Sobretudo para quem sofre de alergia, rinite alérgica ou para situações esporádicas como a urticária e picadas de insetos.


Anti Diarreicos
Muito sinceramente prefiro os reguladores da flora intestinal do que o anti-diarreicos propriamente ditos. Muitas vezes não sabemos a causa da diarreia e ao tomarmos medicamentos com loperamida (Imodium®) podemos estar a contribuir para que o vírus se mantenha no organismo (este é só um exemplo).


Outros
Também é muito útil ter por casa alguma coisa para situações de enfartamento e/ou azia no estômago, sobretudo para quando já sabemos que vamos cometer algum excesso alimentar.
Eu, por exemplo, gosto de ter pastilhas para situações de dor leve de garganta e também um spray de água do mar para quando ando mais entupida do nariz.
Mas lá está, aqui cada um se adapta às situações que lhe são mais frequentes.


Para conservarmos os nossos medicamentos e termos a certeza que se encontram em bom estado para serem usados é importante evitar guardá-los em sítios como a casa de banho e a cozinha. E aposto que muitos de vocês os têm arrumados na casa de banho!!
Estes são provavelmente os sítios da nossa casa com mais oscilações de temperatura e humidade o que não é nada bom na conservação de medicamentos. Reparem que as farmácias têm um controlo apertado no que diz respeito a estes dois parâmetros com medições e registos periódicos que são alvo de controlo por parte do Infarmed.
O ideal mesmo é guardá-los na sala ou quarto, em local fechado e alto, sobretudo se viverem com crianças.
Esporadicamente é importante verificarem o prazo de validade e caso esteja ultrapassado, devem levar os medicamentos à vossa farmácia para seguirem pelo Valormed (recebe os medicamentos fora de prazo ou que já não se usam e faz o tratamento dos resíduos).

Cuidem da vossa saúde ;)