Ponto de situação à história das Intolerâncias Alimentares

quarta-feira, 19 de outubro de 2016
No dia 21 de Junho fiz um teste de intolerância alimentar e neste post aqui partilhei com vocês os resultados e as mudanças que estava disposta a fazer na minha alimentação diária com o objetivo de, não só não sacrificar o organismo com alimentos que eu não tolerava, como também acabar com as malditas enxaquecas que tanto me andavam a chatear.

Os resultados demoraram 3 semanas a chegar. Fiz uma despedida à maneira e fiquei até finais de Setembro sem comer os alimentos aos quais era intolerante (à excepção de dois ou três dias nos quais comi uma fatia de bolo de aniversário). Foram 2 meses e meio de muita novidade na alimentação, mas e quê, valeu a pena?
Sim, valeu não ter tido nenhuma enxaqueca durante este tempo todo, mesmo em alturas em que andava com muita falta de descanso. Aprendi a fazer novos pratos, e continuo com vontade de aprender mais. Fisicamente também me senti muito melhor.
O pior foi mesmo quando tinha encontros com amigos e familiares e não comia a maior parte das coisas, ter demorado a encontrar uma receita de pão que me enchesse as medidas e também o fato de não arranjar muitas sobremesas que me satisfizessem!

Neste momento já tive férias, nas quais comi bastante trigo e queijo, o que me valeu uma enxaqueca uns dias depois. 
Tenho hábitos que mantenho e neste momento a minha filosofia é principalmente durante a semana manter as restrições e ao fim de semana ou quando saio, comer o que me apetecer sem sentimento de culpa.

Venho de uma família onde a doçaria nos enche a casa de perfume e não posso nem quero deixar esses hábitos e essas raízes. Tenho cada vez mais tentado alterar receitas para poderem ficar boas e saudáveis mas esta é uma luta que me exige tempo.

Vou partilhar com vocês as alterações que fiz e que ainda mantenho nas minhas refeições.

Pequeno almoço:
Comecei a fazer o meu próprio pão. Até agora experimentei as receitas do livro base da Bimby e só mudei a farinha a utilizar.
A maior parte das vezes faço na máquina do pão e utilizo as receitas que encontrei neste site.
Para barrar uso alpro soya (à venda em quase todos os hipermercados), alternativas ao creme de queijo (à venda no celeiro e lojas idênticas) e quando sou mais gulosa uso compotas ou geleia (feitas em casa).
Outra sugestão é misturar a um iogurte de soja a minha própria granola.
Para beber gosto sempre de fazer um café e misturá-lo com bebida vegetal em vez do leite (o leite é daqueles alimentos que não consumo a não ser no queijo e em pratos que coma fora de casa).
Às vezes para desenjoar como flocos de arroz tufado que encontro no Jumbo misturados com bebida vegetal.


Almoço e jantar:
Estas refeições, quando feitas em casa, são as mais fáceis de fazer e de encontrar aquele equilíbrio entre o que devo comer e uma refeição deliciosa.
Os poucos fritos que faço são sempre feitos com azeite.
Comecei a comprar vários tipos de massa sem trigo e as que mais gosto são as de farinha de arroz e, depois de me ter habituado, não sinto falta de comer as outras.
Para os molhos utilizo sempre alternativas vegetais às natas.
Se facilmente consegui contornar o fato de adorar massa, já com o queijo a história é outra. Tenho alguma dificuldade em encontrar queijo que não tenha nenhuma percentagem de leite de vaca (é a única proteína do leite à qual sou intolerante).


Lanche:
Para lanchar costumo levar uma fatia de pão e creme para barrar ou manteiga, barras de amendoins ou de sésamo (podem fazê-las em casa ou comprar em lojas como o Celeiro).
Quando tenho mais tempo gosto de fazer bolos de caneca (já partilhei a receita com vocês) .
Um lanche fácil de levar é um iogurte de soja ao qual gosto de misturar várias tipos de sementes (menos de linhaça no meu caso), flocos de arroz tufado de chocolate e/ou granola.


Sobremesa:
Aqui é onde encontro maior dificuldade, provavelmente porque sou gulosa! Comecei por pegar nas receitas que já tinha e trocar-lhes os ingredientes. Mas o resultado final foi completamente diferente do que eu esperava. 
Fiz um leite creme cozido em banho maria que vi no site da Apro Soya e que vou partilhar com vocês num próximo post que, apesar de não ficar em nada parecido ao que eu costumava comer, soube-me bem e satisfez-me.
Existem também aquelas sobremesas de compra da Alpro ou da Provamel que também são uma opção que utilizo algumas vezes para levar quando almoço na farmácia.
Esta é uma área que ainda está a ser trabalhada e ainda me faltam muitas coisas por descobrir. E por falar em descobertas, queria partilhar com vocês que fui a um show cooking na segunda feira no centro comercial Cidade do Porto. 
Tive o gosto de conhecer e provar algumas sugestões da Joana Ventura, autora do blog Na Cozinha de uma Universitária.
Entre várias coisas, ensinou-nos a fazer uma mousse de chocolate muito fácil e muito saudável. Podem ver a receita aqui.


As receitas novas, boas ou queimadas, irão certamente aparecer por aqui nos próximos tempos. Estejam atentos! ;)