Hoje quem escreve é ela(e) #4 - "If you don't like to read you haven't found the right book." - J.K. Rowling

quarta-feira, 27 de julho de 2016
“If you don’t like to read you haven’t found the right book.”
— J.K. Rowling


Acredito verdadeiramente nesta frase da J.K. Rowling. Não precisamos de ler os livros da moda ou apenas livros de “alta literatura”; não precisamos de ler só os livros que nos dizem que são mesmo bons e que depois, quando os lemos, pouco nos fazem sentir.

Precisamos de ler livros que nos cativem, que nos chamem a atenção, com temas de que gostemos. O que é que interessa se é “alta literatura” ou se é um “livro de verão”, leve e com uma história pouco complexa?! Pois, não interessa nada. Interessa é ler aquilo que nos faz felizes.

Hoje venho falar-vos de uma trilogia que está no meu top 3 de favoritos: a trilogia Langani de Barbara e Stephanie Keating. Deparei-me com o primeiro livro desta trilogia em promoção na Feira do Livro do Continente e decidi comprá-lo.
Achei que a premissa era interessante e, uma vez que não conhecia as autoras nem tinha lido nada sobre África, este seria o livro ideal. Não me enganei.
Esta trilogia é composta pelos títulos Irmãs de Sangue, Um Fogo Eterno e Luz Efémera.
A história passa-se maioritariamente no Quénia e tem início na década de 60 do século passado, acompanhando a vida de três amigas de infância: Hannah, Sarah e Camilla. É a história da amizade e do crescimento destas três meninas que se tornam mulheres.Hannah é a terceira geração de uma família sul-americana que vive na fazenda Langani;Sarah é irlandesa e filha de um médico e Camilla, britânica, é filha de um diplomata.
A uni-las têm a amizade, o Quénia e a fazenda de Hannah. 
O momento em que deixam a escola é também a primeira vez que esta amizade é posta à prova: Sarah vai estudar zoologia em Dublin, Camilla vai para Londres seguir uma carreira de modelo e Hannah é arrastada pelos pais para a Rodésia, enquanto o seu irmão fica a tomar conta de Langani.

Anos mais tarde, regressam ao Quénia, onde tudo começou, e juntas enfrentam os problemas e as dores de qualquer pessoa, como a morte e os desgostos de amor; e os problemas do Quénia, como a luta para não perderem Langani e os ataques à fazenda e aos seus animais.
Em resumo, esta é a historia de como a amizade é muitas vezes a chave para ultrapassar obstáculos, e de como os amigos verdadeiros são a família que escolhemos. Com esta trilogia, aprendemos sobre os conflitos políticos existentes no Quénia e a transição para a independência; e ao mesmo tempo, com a escrita das autoras, viajamos até África.
A paisagem é de tirar o fôlego, e parece mesmo que estamos lá, vemos o que as personagens vêem, sentimos os cheiros e o calor. Qualquer um destes livros nos transporta para o centro da ação, fazendo com que sejamos parte daquela família e daquelas gentes.


Livro 1 – Irmãs de Sangue
“Quénia, 1957. Durante a infância, três meninas de meios sociais muito diferentes tornam-se irmãs de sangue: a irlandesa Sara Mackay, a africânder Hanna van der Beer e a britânica Camilla Broughton Smith juram que nada nem ninguém quebrará o laço que as une. Mas o que o futuro lhes reserva vai pôr à prova os seus sonhos e certezas.
Separadas pela distância e pelas obrigações familiares, as três jovens são atiradas para um mundo de interesses em conflito. Camilla alcança o sucesso como modelo na animada Londres da década de 1960; Sarah Mackay é enviada para a universidade na sua Irlanda natal, uma experiência penosa que apenas fortalece a sua determinação de voltar para África; e a família de Hannah Van der Beer esforça-se para manter a fazenda que os seus antepassados africânderes erigiram na viragem do século. Os seus laços serão constantemente postos à prova e, a par do exotismo de África, a sua amizade será pano de fundo para interesses amorosos cruzados e promessas quebradas.”


Livro 2 – Um Fogo eterno
“Hannah, Sarah e Camilla partilharam uma infância mágica e feliz no Quénia. Anos depois, as três jovens mulheres regressam às terras altas da África Oriental e àquele que é agora um país independente. Hannah luta para preservar a sua memória na fazenda Langani, alvo de uma série de ataques violentos que ameaçam a sua segurança e casamento. Sarah está a estudar o comportamento dos elefantes numa zona perigosa devido à acção de caçadores furtivos, refugiando-se no trabalho para superar a morte do seu amor de infância. Camilla, um ícone mundial da moda, abandona a sua carreira em Londres e regressa ao Quénia por amor a um carismático caçador e guia de safaris. Mas um segredo paira sobre elas. Com a ajuda de um ambicioso jornalista indiano, elas vão desvendar a verdade por detrás da morte do noivo de Sarah e dos constantes ataques à fazenda e às suas vidas. As paixões e provações por que passam estas inesquecíveis heroínas, unidas uma vez mais pela amizade e pelo amor ao país das suas infâncias, fazem de Um Fogo Eterno um romance épico e magnífico.”


Livro 3 – Luz Efémera
“O último e arrebatador volume da trilogia Langani Em crianças, Hannah, Sarah e Camilla tornaram-se irmãs de sangue. Com o passar dos anos, conseguirá esta aliança manter-se inquebrável? Hannah e o marido são donos da fazenda Langani e do Safari Lodge. Juntos, lutam para preservar a vida selvagem e as suas terras, ameaçadas por caçadores furtivos e funcionários governamentais corruptos. Contudo, vai ser a relação entre a filha de ambos e um rapaz africano a constituir o verdadeiro teste à união familiar. Por seu lado, Sarah é uma reputada fotógrafa e investigadora da vida animal. A morte do seu amor de infância marcou com violência a sua entrada na idade adulta; tantos anos depois, procura ainda recuperar a inocência perdida. Camilla conseguiu vingar no exigente mundo da moda e parece estar prestes a viver plenamente o seu grande amor ao lado do carismático guia de safaris Anthony Chapman. Mas uma triste reviravolta ensombra a vida de ambos e ameaça agora estilhaçar os sonhos que em tempos partilharam. Passado nas regiões selvagens e imprevisíveis do Quénia, Luz Efémera é uma história de coragem, amizade, traição e sacrifício redentor.”

Estes são daqueles livros que custa deixar quando terminam, que ficam em nós. Apesar de terem centenas de páginas só queremos que tenham mais e mais, e damos por nós a poupar na leitura, para que não termine tão depressa.
Há livros de que gostamos, mas não queremos voltar a ler; e depois há livros como estes, de que gostamos tanto que temos a certeza de que os vamos reler, e só queríamos conseguir esquecer tudo, para os lermos como na primeira vez.
Quando me pedem para aconselhar livros estes três são sempre sugeridos. Podem até não suscitar grande curiosidade à priori, mas garanto que depois de lerem se vão apaixonar por eles tanto quanto eu.