Cuidados numa pele com rosácea - Giveaway Uriage ROSÉLIANE CC Cream SPF 30

sexta-feira, 15 de julho de 2016
Penso que o termo rosácea não é novo para a maioria de vocês mas muitas vezes as pessoas pensam que está apenas associado a uma pele vermelha e por isso torna-se importante desmistificar o seu conceito e fisiopatologia. 
Mas mais do que isso, existem uma série de cuidados, sobretudo faciais, que a pessoa com rosácea deve seguir.

O que é a rosácea?
A sua causa não está totalmente conhecida mas sabe-se que é um processo inflamatório crónico, caracterizado por vermelhidão no rosto, sobretudo no nariz, maçãs do rosto, testa e queixo. O eritema ocasional (coloração avermelhada da pele) pode evoluir para edema (acumulação de líquido) e dilatação das veias sendo que, em estados avançados de rosácea, podem mesmo chegar a surgir pápulas e pústulas que se distinguem do acne por não estarem associadas a folículos pilossebáceos. 

Fatores que podem desencadear a rosácea ou agravar os seus sintomas:
A importância do tratamento cosmético nesta patologia é elevada uma vez que uma das causas que leva à sua evolução é a falta de um cuidado adequado com a pele. Por outro lado este cuidado nem sempre é fácil uma vez que a rosácea é muitas vezes acompanhada de reatividade e intolerância a determinados produtos. 
Existem fatores externos que não são fáceis de evitar mas, se pelo menos forem conhecidos, tenho a certeza que quando a pele está em crise vai haver um esforço extra para melhorar o seu estado. Alguns dos fatores mais preponderantes para o agravamento são os alimentos picantes, a humidade, bebidas quentes, alguns medicamentos, vento, exposição solar, consumo de álcool, e até banhos quentes. Nenhum destes fatores é proibitivo desde que a pessoa use e se exponha ao mesmo com moderação

Que produtos cosméticos utilizar? Quando? E como?

1) Produtos de higiene:
Opte por emulsões fluidas com não mais de 20% de conteúdo gorduroso que não contenham álcool, sabão, parabenos nem perfume. 
Fazer a limpeza de manhã e à noite de forma suave, sem pressionar muito o rosto, e secar bem a pele com uma toalha de algodão.


2) Produtos de hidratação:
A hidratação da pele deve ser feita de manhã e à noite depois da limpeza.
Pode-se utilizar um único creme ou optar por gamas de produtos que ofereçam soluções para de dia e para de noite.
Estes produtos devem ter na sua composição substâncias com ação descongestionante (extrato de ruscus, ginseng, vaccinum myrtillus, ginkgo biloba), indicados para peles sensíveis (mimosa, aloé vera, alfa-bisabolol), e hidratantes (pantenol, ácido hialurónico, alantoína).


3) Produtos de cuidado específico:
Em alturas de crise deve-se optar pelo uso de um cuidado específico e localizado de noite (a), um cuidado intensivo (b) e/ou máscara calmante (c) (d). Deve-se ainda pulverizar água termal pelo menos nas maçãs do rosto várias vezes por dia.


4) Outros cuidados:
O uso de protetor solar todo o ano é imprescindível. Deve optar-se por aqueles que não contenham perfume.
E, como isto não pode ser só conversa, tenho para oferecer 3 Uriage ROSÉLIANE CC Cream SPF 30. É um creme de textura ligeira, não oleoso e que, para além de conferir hidratação e proteção solar, também mascara a vermelhidão do rosto. Para saberem mais informações basta clicarem aqui.

Para participarem no sorteio têm de:
- Seguir a página do Eucátulá no Facebook
- Convidar 3 amigos a seguirem a página
- Preencher o formulário em baixo

Os vencedores serão escolhidos aleatoriamente e anunciados na sexta-feira, 22 de Julho. Boa sorte e cuidem bem dessa pele :)