Hoje quem escreve é ela(e) #1 - Um dia em Penacova

sexta-feira, 1 de abril de 2016
Ultimamente tento fazer algumas viagens em família.
Somos só três gatos pingados, um pai e dois filhos, mas para mim é o suficiente para momentos bens passados.

Já que era o dia do meu aniversário, eu escolhia o local. Para o meu pai bastava ser perto, para mim normalmente, só há dois requisitos: ser a primeira vez e ter autênticos postais para fotografar.


Ultimamente tento fazer algumas viagens em família.
Somos só três gatos pingados, um pai e dois filhos, mas para mim é o suficiente para momentos bens passados.

Já que era o dia do meu aniversário, eu escolhia o local. Para o meu pai bastava ser perto, para mim normalmente, só há dois requisitos: ser a primeira vez e ter autênticos postais para fotografar.


Depois de andarmos meios perdidos (sentido de orientação não é mesmo coisa de família) e com a ajudinha do meo drive do pai chegámos à primeira paragem de contemplação: o Miradouro do Penedo do Castro.



O Penedo do Castro localiza-se por cima da povoação de Cheira, na Abarqueira. São um conjunto de rochedos graníticos que nos permitem mirar a Livraria do Mondego.
A vista sobre a vila e o Rio Mondego é maravilhosa.
O rio é que não estava com uma cor muito fotogénica, mas até se compreende porque nos dias anteriores tinha chovido a potes.



A aragem fria típica dos sítios mais altos a tocar me a pele e o cabelo ainda molhado fez-me sorrir. Não sei se é por ter nascido no Inverno, mas eu sempre gostei de sentir frio nas bochechas. A praia do meu verão que me perdoe!

Mas o que mais me surpreendeu?
A sensação de estar a subir para o céu quando calcorreei as escadas até ao miradouro e a ilusão de quase tocar nas nuvens!
Depois de milhentas fotografias, seguimos caminho, que a hora de almoço aproximava-se.
Outra vez, meios perdidos, demoramos a encontrar o destino: o Mirante Emídio da Silva.
Este mirante foi construído mesmo na vila de Penacova, onde outrora existia o Miradouro do Monte da Senhora da Guia, há quase 108 anos!



O que posso dizer para além do que as fotos demonstram? O panorama para o Rio Mondego é deslumbrante e a arquitectura do mirante é tão bonita! Só é pena estar bastante degradado, mas a idade não perdoa e dizem que não há dinheiro para arranjar estas “coisas”...
Por fim, toca a subir (mas sem cair!) até aos Moinhos da Serra da Atalhada. Na região de Penacova, nos pontos mais altos da Serra da Atalhada, foram construídos moinhos de vento que hoje em dia vão sendo recuperados para o turismo rural.




Facilmente percebi que alguns já estariam em pleno uso por visitantes e outros nem tanto. Mas nada que lhes tire a beleza! Ainda consigo ficar pasmada com o engenho que tínhamos (ou éramos obrigados a ter) noutras vidas.
Agora admito, não fazia ideia que estes moinhos existiam e fiquei com muita vontade de um dia passar uma noite por estas bandas. Mesmo!
Bem, o passeio estava bom mas, já passava das 13h e queríamos ir almoçar um belo de um leitão. E claro, voamos para a Mealhada! E não, não há fotos do porco!
Até à próxima!

Ana Pereira - Amiga do Eucátulá