Rota de Tapas - Porto

domingo, 30 de setembro de 2018
Já não é a primeira vez que vos falo da Rota de Tapas aqui no blog.
Da última vez que vos escrevi sobre esta Rota apenas vos informei do que era e também vos disse as datas. Mas, infelizmente, na altura não tive oportunidade de ir provar nada.
Desta vez, já vos escrevo de barriga cheia!

O conceito continua a ser o mesmo. Pegar num mapa que está disponível nos espaços aderentes e começar a percorrer a cidade para provar uma tapa e beber uma cerveja Estrella Damm por 3€. No final adquirem-se carimbos e são precisos três para ficarem habilitados a uma viagem a Barcelona através de um sorteio feito posteriormente. Também podem e devem votar na vossa tapa preferida.

É possível fazer esta rota em Lisboa, Porto, Braga, Faro, Aveiro, Évora e Viseu.
Eu fiz a Rota no Porto e fui visitar três espaços.
Normalmente o que faço sempre é dar uma vista de olhos no site para escolher o primeiro sítio onde ir e depois adquiro o mapa e escolho os restantes.



Comecei pelo Almada Minha situado na Rua do Almada que nos apresentou um cone delicioso (nome dado pelo restaurante) feito com queijo mozarela, alheira, orégãos, doce de uva, tomate cherry, chouriça e tortilhas. Eu senti logo que tínhamos começado em grande. Ao início achei que poderiam ser demasiadas combinações, mas a verdade é que resultaram bem. Eu tive a sensação que dentro da tortilha os ingredientes foram colocados por uma ordem e não estavam todos misturados. Mas isto foi o que me pareceu. Infelizmente já não tinha mais nenhuma tapa que desse para eu abrir para confirmar. A compota de uva que colocaram por cima também combinou na perfeição e gostei do travo a canela que tinha.


A seguir fui até à Rua de Cedofeita ao Bao's Taiwanese Burger onde nos serviram um prol rib bao composto por costela de porco, molho barbecue, pepino e cebola roxa. Gosto muito do pão Bao que é super fofo mas não adorei este Bao em específico. A carne era tipo desfiada, mas vinha em muita quantidade em relação aos ouros ingredientes. Senti-me um pouco empapada. Achei que faltava ali algo mais. Nem senti muito o sabor do molho barbecue, por exemplo. 


O último local que visitei foi a Dona Arepa, também na Rua de Cedofeita, que apresentou uns tequeños que são uns dedinhos de queijo branco venezuelano. Eu adoro queijo por isso a expectativa era alta e não foi desfraldada. Adorei estes dedinhos. São super saborosos e a massa que os envolve não é gordurosa. 
Normalmente aproveito esta rota para conhecer sítios novos e ver se valem a pena uma segunda visita. No caso da Dona Arepa fiquei com muita vontade de voltar porque gostei do ambiente e vi passar pratos para as mesas com excelente aspecto.


Para os fãs de petiscos, convívio e passeio este é o plano ideal para fazerem até 7 de Outubro.