Roteiro Gastronómico #16 Bairro do Avillez - Lisboa

sexta-feira, 24 de março de 2017
José Avillez é pequenino mas cozinha como um gigante e por isso há já algum tempo que andamos para experimentar o Cantinho do Avillez no Porto, mas ainda não foi possível.
E a verdade é que muitas vezes acabamos por conhecer locais que nos ficam mais longe geograficamente do que os temos por perto. Este é o caso! Num fim de semana passado em Lisboa, não perdemos a oportunidade e fomos conhecer um dos restaurantes do José Avillez, o Bairro do Avillez!

No Bairro temos três zonas distintas: uma Mercearia onde se podem comprar produtos como queijos e enchidos, depois temos a parte da taberna onde não é possível fazer reserva mas que tem mesas para se poder petiscar sentado e depois existe ainda o Páteo onde se pode degustar excelente peixe e marisco e onde é possível fazer reserva de mesa.

Já tínhamos lido algumas opiniões pela internet e um dos aspetos que referiam com alguma frequência era mesmo o fato do restaurante estar sempre cheio. A nossa ideia era petiscar na Taberna e por isso chegámos por volta das 12:00, para não ficarmos muito tempo à espera de mesa. Mas... fomos logo os primeiros! Então, e como o empregado nos disse, tivemos direito à melhor mesa da sala que ficava num cantinho aconchegado perto de uma janela.

Mal entramos no restaurante vemos logo a Taberna com lugares sentados e, do lado direito, um gigante mural de azulejos muito bem conseguido que retrata produtos da comida típica portuguesa.
Neste espaço a cozinha é aberta e podemos ver a confecção dos petiscos.

Quem estiver à espera de mesa para a zona do Páteo, também pode aproveitar para petiscar e beber um copo de vinho na Taberna. E por falar em Páteo, antes de fazer o pedido e como ainda não havia gente no restaurante, pedi ao empregado para visitar essa zona. Confesso que gostei bastante da decoração. É como se estivéssemos a comer num típico pátio com azulejos e janelas típicas.






Vamos a provas!

Começámos pelas pipocas de coirato. Estava com alguma curiosidade em provar as pipocas porque não sou propriamente fã de coirato. Mas a verdade é que o sabor é muito suave e não se sente a gordura porque as pipocas vêm bem secas  e são ocas. Estava era à espera que tivessem uma forma mais redonda e que viesse mais quantidade.

De seguida vieram os croquetes de novilho com um pouco de mostarda e pickles de cebola roxa por cima. São servidos dois e o que mais gostei foi de sentir a carne, tipo desfiada. Não me pareceu aquela carne picada que não sabemos muito bem o que estamos a comer ao certo.

Por último, e antes da sobremesa, foi-nos servida a melhor bifana de atum em bolo do caco. Foi o petisco que mais nos deixou a salivar. O bife de atum estava cozinhado na perfeição com crosta estaladiça por fora e mal passado com sabor a fresco por dentro. Tinha também um molho com legumes muito saboroso que tornou esta combinação perfeita. As batatas fritas com um ligeiro molho de abóbora que vinham a acompanhar não achei nada do outro mundo. Eram saborosas, mas não viciavam, se é que me faço entender!

Terminámos a refeição com chave de ouro! Um leite creme com laranja e baunilha fez-me salivar este mundo e o outro.
Vinha caramelizado por cima na perfeição e, quando se parte esta camada, encontramos um creme de textura fina, sem grumos e quentinho. Só tenho coisas boas a dizer sobre esta sobremesa.

Em relação aos preços, não achei excessivo pedirem 4€ por dois croquetes, 10€ pela bifana com as batatas, Claro que os preços da Taberna nada têm a ver com os do Páteo e isto é um aspeto que me agrada porque faz com que praticamente todos possamos degustar o que é confecionado por uma das grandes referências da cozinha em Portugal, o talentoso chef José Avillez!






                                                                           Horário
                                                     Taberna e Mercearia: 12h00 - 00h00
                                                     Páteo: 12h30 - 15h00 / 19h00 - 00h00

Bairro do Avillez Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato