Milão por umas horas

quinta-feira, 27 de outubro de 2016
Como já vos tinha comentado neste post, decidimos alugar um carro para conhecermos um pouco mais de Itália, sobretudo das paisagens entre as cidades.
Tínhamos aterrado em Malpensa e, se por um lado Milão ficava a menos de uma hora, por outro também nos ficava a caminho de Verona. Juntámos o útil ao agradável e lá fomos!


Como já vos tinha comentado neste post, decidimos alugar um carro para conhecermos um pouco mais de Itália, sobretudo das paisagens entre as cidades.

Tínhamos aterrado em Malpensa e, se por um lado Milão ficava a menos de uma hora, por outro também nos ficava a caminho de Verona. Juntámos o útil ao agradável e lá fomos!
O tempo que lá estivemos não chegou para visitar as coisas a fundo, é certo. Gostava de ter tido a oportunidade de entrar por exemplo na Catedral e não tive tempo para isso. Mas verdade seja dita, esta foi a única Cidade das que visitámos que senti que nos faltou mais algum tempo para a visitarmos.
A verdade é que cada um tem os seus gostos e preferências. Há quem, em viajem, queira ver arte, outros saber mais da história do local, outros da gastronomia, de estádios de futebol ou de outras coisas de interesse e diferentes. Eu considero-me aquela pessoa que é capaz de se adaptar aos interesses do grupo numa viagem mas, quando tenho oportunidade, gosto sempre de selecionar um ou outro local de mais interesse e paragem obrigatória para mim. Às vezes é um monumento que quero visitar, outras é um museu. Já cheguei a ir propositadamente a um estádio de futebol ou até um restaurante.
Quando decidimos ir a Milão fiz o roteiro e planeei uma caminhada pelo centro, sobretudo à volta da Piazza del Duomo onde vimos o Duomo di Milano, o Palazzo Reale e a Galleria Vittorio Emanuelle II.
Um dos lados do Duomo estava em obras mas foi inevitável ter ficado impressionada com a estrutura. Acho que só não fiquei mais, porque quando fiz o roteiro vi muitas fotografias e quando lá cheguei não senti o impacto do desconhecido.
Quando entrámos na galeria, é certo que ficamos derretidos com aquelas lojas praticamente inacessíveis para grande parte dos portugueses. Mas o que mais gostei foi a beleza do espaço, sobretudo os tetos.
É também muito giro ver as esplanadas ao longo da galeria, com mesas no exterior estilo Paris e os empregados sempre vestidos a rigor.
Caminhámos ainda à volta desta zona e, se há coisa que destaco, é o quão bem vestidos eles andam. Era de babar. E as montras?! Só tinham mesmo o defeito no número de dígitos que colocavam nos preços.






Tinha visto na zomato que a pastelaria Luini era muito procurada pelos turistas, sobretudo pelo Panzerotti que é um salgado típico da região de Puglia. Decidimos procurar o sítio uma vez que a indicação era que estaria numa lateral à Piazza del Duomo.
Acho que virámos mal numa rua e, como não estávamos a dar com a coisa, pedimos indicação a uma senhora. Ela como deve ter visto que gostávamos de comida, falou-nos da Spuntini, que é uma pizaria famosa de Itália e ficava a caminho da Luini.
Estávamos curiosos e por isso fomos ver como era a pizaria. Demos logo com fila à porta mas tinha um bom andamento. No fundo a pizza não era nada do que já não tivéssemos comido em Portugal. Massa alta e fofa com poucos ingredientes. O que destaco, que acho que foi o que mais senti por todos os sítios que visitei, é o sabor do queijo. Muito mais intenso e saboroso ao que estava habituada a comer.




Praticamente em frente à Spuntini, está o Luini. Aqui sim, a fila pode chegar a ser enorme! Têm até um par de seguranças à porta a orientar as filas. Têm muita variedade de produtos incluindo os Panzerotti salgados (fritos ou em forno) e os Panzerotti doces. Vi também os Cannolo Siciliano que me eram tão familiares e me chamaram à atenção pelo número de vezes que os vi na televisão no programa Cake Boss.
Pedi um Panzerotti de presunto e mozarela. Era bom vá, mas confesso que fiquei um pouco desiludida porque não era muito mais do que uma lancheira frita. Mesmo assim acho que vale a pena visitar e talvez arriscar um pouco mais que eu e pedir um com outro tipo de ingredientes.




Com a barriga um pouco mais aconchegada fomos buscar o carro para seguir viagem para o destino seguinte certos que a cidade tinha muito mais a oferecer para além daquilo que disfrutámos!

Uma nota em relação ao estacionamento por Milão: é quase impossível encontrar uma zona de paragem gratuita. A solução mais económica é estacionar a 1,20€ por hora que, em comparação aos parques privados, é muito mais barato.