Roteiro Gastronómico #38 Brick Clérigos - Porto

sábado, 8 de setembro de 2018
Já abriu em 2014 mas foi só há umas semanas que finalmente fui experimentar o Brick Clérigos. Precisava de um sítio calmo, fofinho, com comida saborosa, bem confeccionada e se possível leve para almoçar e colocar a conversa em dia com uma amiga.
O Brick pareceu-nos o local perfeito para isso. Está situado no centro da cidade mesmo ao lado da Torre dos Clérigos.

Poderíamos ter tentado reservar lugar (é aconselhável) mas acabámos por decidir chegar cedo ao local e desafiar a nossa sorte. E assim foi! Quando chegámos ainda estavam fechados mas mal abriu entrámos e, apesar de haverem alguns lugares reservados, ainda conseguimos lugar para nós. E escrevo lugares em vez de mesas de propósito. É que no centro da sala está uma grande mesa comunitária feita em madeira que apela ao convívio e à partilha. Adorei logo esse conceito. E o que também não ficou atrás foi a decoração. O espaço está recheado de pormenores, muitos deles em madeira. Achei muito original terem feito candeeiros suspensos com formas de bolos. Já para não falar dos utensílios de cozinha pendurados, a bancada de madeira com pão em cestos e os bolos a pedirem para serem levados para o nosso prato. É um ambiente muito acolhedor.
Se eu pudesse fazia daquele espaço a minha cozinha. Não deve haver sensação melhor para quem cozinha com amor do que estar a preparar as coisas e facilmente conseguir ver a cara das pessoas e perceber a sua reacção quando as prova. Já para não falar que o fato de ter uma mesa comunitária faz com que seja como servir as pessoas na nossa própria casa.
Ainda não comecei a falar da comida, mas já perceberam que me deliciei com o espaço, certo?

Eu pedi um wrap de salmão fumado. Vinha servido numa tábua e o wrap não estava enrolado, o que me agradou. Tinha duas folhas de wrap, salmão fumado, queijo creme, ovo cozido, rúcula, tomate e guacamole. Gostei bastante da combinação, estava tudo muito bem confecionado e muito saboroso. Quem achar que não fica saciado, desengane-se porque a quantidade servida é mesmo suficiente. Para acompanhar pedi uma limonada que estava boa. É servida com o preparado de limão e hortelã num copo e uma garrafa de água à parte que vamos juntando ao copo.
A minha amiga pediu uma sandwich vegetariana que tinha curgete, beringela, cogumelos, queijo, alface, rúcula, fruta fresca e frutos secos. Quando eu vi o prato achei que ela iria ficar com fome porque pareceu-me pequena. Mas o que ela me disse foi que estava muito bem recheada e também a saciou.

Os empregados são muito simpáticos e atenciosos e preocuparam-se em saber se estávamos a gostar.
É sem dúvida um local a que quero voltar. E espero bem que não tenham de passar mais dois anos para isso.









Brick Clérigos Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato