Hue - Vietname

quarta-feira, 14 de novembro de 2018
Começámos a segunda parte da descoberta de Hue com a visita ao túmulo de Tu Duc e ao seu museu.

Muito resumidamente, Tu Duc teve muitos episódios de varicela e acabou por ficar estéril. Então, com medo de que ninguém cuidasse dele, mandou construir uma casa e vários jardins que são hoje o museu para que ninguém se esquecesse dele e para que a sua vida fosse sempre recordada.
Até mandou construir um lago artificial em forma de tartaruga e metia lá animais para se entreter a pescá-los.






Umas das coisas que mais gostei de fazer em Hue (e umas das preferidas em toda a viagem ao Vietname) foi um passeio de bicicleta pelas zonas agrícolas. Foi um passeio único e vimos de tudo. Vimos animais soltos pela estrada, casas típicas, motos carregadas de imensas coisas (sabe-se lá como). E o destino final deste passeio foi uma casa local onde fomos recebidos da melhor forma possível.
Mal chegámos tinham um banho para os pés preparado e enquanto descansávamos os pés podémos desfrutar de uma cerveja fresquinha. 
Depois a família local serviu-nos o almoço. Comemos uma salada de figo com óleo de amendoim que nos soube a atum e que estava deliciosa. Foi-nos também servida uma sopa de curgete que sabia a sopa de marisco e tofu com arroz. Como sobremesa apresentaram-nos uns iogurtes caseiros feitos com leite fresco de vaca e leite condensado feito também por eles.












Depois do almoço fomos visitar uma pagoda de budistas. Aqui aprendemos que os monges têm de ser totalmente carecas. Os aprendizes ainda guardam um pouco de cabelo (pode ser um rabo de cavalo) que significa a ligação entre a vida normal e a vida budista. Os aprendizes depois têm de tomar a decisão de seguir para a universidade do budismo e serem monges ou se querem voltar à vida comum. Os monges são vegan e não podem casar. 

Antes de nos despedirmos de Hue ainda fomos visitar um mercado local e fazer um passeio de barco pelo rio Perfume.
Antes de entrarmos no mercado tínhamos sido avisados pelo guia que os comerciantes eram muito agressivos e assim foi. Sempre que nos aproximávamos de algum artigo eles caiam logo em cima de nós e às vezes até nos puxavam pelo braço quando estávamos simplesmente a caminhar pelas lojas.. E o que eu não gostei é que este mercado era tipo um labirinto. Acabámos por nos perder no meio daquela confusão e acabei por não ter interesse em comprar o que quer que fosse.
Já o passeio de barco foi muito agradável. Assistimos ao pôr do sol e a tradições dos locais. Atiravam dinheiro falso para o rio e colocavam velas na água. Passámos por algumas zonas com casas muito degradadas e com muito lixo depositado junto ao rio.











No final deste passeio levaram-nos até ao aeroporto e no próximo post já vão saber qual foi o destino!