Roteiro Gastronómico #39 7groaster - Vila Nova de Gaia

domingo, 14 de outubro de 2018
O plano era encontrar um local para tomar um café num Domingo à tarde onde eu e os meus amigos nunca tivessemos ido.
O sítio escolhido foi o 7groaster no cais de Gaia. Sim já sei o que estão a pensar. Fomos logo escolher um sítio cheio de turistas onde hoje em dia mal se consegue caminhar. Só que não!

Apesar de estar ao lado do cais de Gaia, não está situado na rua principal, o que faz com que a sua localização seja a ideal para quem quer ir até à zona ribeirinha mas ao mesmo tempo não se quer enfiar num sítio cheio de gente.
Quando chegámos achei logo o espaço muito curioso. Primeiro passamos um portão e parece que estamos num pátio de uma casa onde estão mesas rectangulares onde se pode sentar. E realmente acaba por ser um pátio porque este local acaba por juntar dois conceitos. O café e o alojamento. 
Existem apartamentos no piso superior que se podem alugar.
Ao lado esquerdo desse tal pátio está a entrada, literalmente de portar abertas, para a parte interior do espaço. Aí, deparamo-nos com um espaço moderno onde a madeira predomina na decoração. As mesas são rectangulares e muito espaçosas.
Existe um balcão de atendimento com bolos e onde se preparam os pedidos. Esse balcão também dá acesso à copa.
À frente do balcão está uma mesa com algumas coisas que se podem comprar como utensílios de cozinha mais relacionados com o café e podem-se também comprar embalagens de café.

No fundo, o espaço trata-se de uma coffee shop, onde o café é o elemento principal. É que até há uma zona onde o café é torrado e moído. Aliás, os amantes de café vão encontrar neste local a possibilidade de fazerem provas de café acompanhados por especialista da área.

Mas não é só de café que o espaço é feito. Também servem refeições ligeiras, sandes, saladas, tostas, tábuas quentes e frias com queijos e enchidos, torradas, bolachas, fatias de bolo, chás, cervejas, vinhos e até cocktails.

No nosso caso como a fome não era muita acabámos por olhar mais para o menu das bebidas. Eu queria ter provado um Affogato que basicamente é uma junção de gelado com café expresso. Mas naquele dia não havia e isso deixou-me um pouco desolada. 
Acabei por experimentar um Cold Brew. Como não sabia o que era, tive de perguntar ao empregado que me explicou que se colocam os grãos de café com água durante 12 horas para que esta água fique com as melhores propriedades do café. Serve-se frio. Eu muito sinceramente não adorei. Mas acho que a justificação pode mesmo ser porque eu não costumo beber café sozinho. Acabo sempre por lhe juntar alguma coisa. Por isso achei o sabor mesmo muito intenso. 
Quem pediu o cappuccino e o iced latte disse que estavam muito bons.

É sem dúvida um lugar onde quero voltar e experimentar mais coisas, porque gostei mesmo do sítio, da localização e da simpatia do staff.















7groaster Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato