As receitas dos outros #2 Cheesecake Japonês Esponjoso - Auxy Ordóñez

domingo, 14 de outubro de 2018

Escolhi esta receita porque vejo muito os vídeos da autora e sempre achei tudo com ótimo aspeto. Estava cheia de vontade de experimentar alguma receita dela. Adoro todas as versões de cheesecake. Por isso não faltavam motivos para ser esta a primeira receita escolhida para ser feita cá em casa.
Receita: Cheesecake Japonês Esponjoso
Canal Youtube: PostresSaludables
Link para a receita (só clicar)
Autora: Auxy Ordóñez

Escolhi esta receita porque vejo muito os vídeos da autora e sempre achei tudo com ótimo aspeto. Estava cheia de vontade de experimentar alguma receita dela. Adoro todas as versões de cheesecake. Por isso não faltavam motivos para ser esta a primeira receita escolhida para ser feita cá em casa.

Ingredientes
4 ovos médios
200g de queijo ricotta
40g de xilitol
10ml de xarope de ácer
sumo e raspa de meio limão médio
200ml de bebida de amêndoa
20g de farinha de aveia
20g de farinha maisena

Preparação
Triturar o queijo para que fique mais cremoso.
Misturar a bebida de amêndoa ao queijo.
Separar as gemas das claras e juntar as gemas uma a uma ao queijo e à bebida de amêndoa.
Misturar as duas farinhas e peneirá-las ao mesmo tempo que se adicionam ao preparado anterior.
Coar toda a mistura e posteriormente adicionar o sumo e a raspa de limão.
Bater as claras e quando o processo estiver a metade, adicionar por três vezes o xilitol.
Envolver as claras no preparado anterior de forma delicada.
Colocar tudo numa forma de 16cm forrada com papel vegetal.
Levar a cozer em banho maria durante 50 a 60 minutos a 170ºC.

Dicas
Se não tiverem uma forma de 16cm podem utilizar outra.
Quando forrarem com o papel vegetal devem certificar-se que este não fica com dobras. É que neste tipo de bolo não podemos correr o risco de alterar a textura/forma exterior.
Depois de cozido, o bolo deve ficar a repousar 5 minutos no forno.
Eu preferi desenformá-lo passados 15 minutos depois de o tirar do forno.
Após desenformar deve colocar-se o bolo no frigorífico durante 3 a 4 horas.


Expectativa
A foto seguinte é da receita original e é da autora.


Realidade
Antes de mais vale a pena relembrar que tudo o que toca a pastelaria, medidas certas e rigor, eu ainda falho bastante.
Por isso quando experimento alguma receita de outra pessoa, tento fazê-la na íntegra sem grandes invenções.
Neste caso, tentei comprar os ingredientes todos certinhos para que me ajudasse no resultado final.
Sabia que não ia ser fácil porque a textura final que se pretendia não era pêra doce.
Eu tive de fazer esta receita duas vezes e posso já dizer-vos que em nenhuma delas consegui o resultado final desejado.
Mas não me importou nada, porque das duas vezes sairam duas espécies de chessecake diferentes e deliciosos.
Na primeira tentativa o que falhou foi muito simples: eu esqueci-me completamente de cozer em banho maria!
O resultado final foi um chessecake com textura de bolo por fora. A massa até parecia que de esfarelava. E o interior estava uma mistura de queijo batido com base de bolo.
Apesar de o resultado não ser o esperado eu gostei bastante desta versão.


Na segunda tentativa, apesar de ter cozido o preparado em banho maria, esqueci-me de colocar a folha de alumínio à volta da forma. Claro que entrou água e a consistência desejada tornou-se impossível de conseguir.
Aqui o resultado foi um chessecake que, apesar de ter sido cozido, mais parecia um semi-frio.
Estava bom, mas espero que, quando eu voltar a fazer esta receita e me engane novamente, não seja este o resultado que me calhe na rifa.


Sou teimosa e por isso mesmo ainda vou a uma terceira tentativa daqui a uns tempos para não enjoar.
Corra bem ou corra mal, não vou deixar de partilhar com vocês.