Roteiro Gastronómico #37 Tabafeira - Casa da Alheira

domingo, 26 de agosto de 2018
Longa é a lista de locais que gostava de experimentar entre Porto e Gaia. Mas este ano tem sido difícil conseguir fazer o check a muitos deles.
Desta vez decidi visitar a Tabafeira - Casa da Alheira. Já abriu em 2016 e sempre me suscitou alguma curiosidade porque aqui em casa somos bastante fãs deste enchido, como devem ter reparado quando partilhei algumas receitas feitas por mim.
O nome do espaço surgiu porque Tabafeira em Mirandês significa alheira. E tendo em conta que a alheira é o ingrediente principal dos pratos confeccionados, o nome não poderia ser melhor escolhido
Por estas razões as expectativas eram altas. Fui jantar com uma amiga durante a semana. Como está localizado perto do Jardim de São Lázaro há muito menos confusão do que na baixa, por isso até arrisquei ir de carro e acabei por estacionar facilmente.
Optei por fazer a reserva mas naquele dia não havia muita gente. O staff foi impecável durante toda a refeição. Foram sempre perguntando se estávamos a gostar e tiveram também o cuidado de nos justificar o porquê de a certa altura terem de ter a porta de entrada aberta (estavam lá uns técnicos a fazer uns testes).
O espaço é agradável e minimalista. Nas paredes estão alguns quadros expostos com preço que penso ser para se poderem adquirir. 

Quanto à comida, para entrada pedimos um cachorrinho de alheira com queijo. Estava bom, sentia-se o sabor da alheira e o pão estava crocante. Vinha acompanhado com um molho de mostarda que eu achei mesmo muito saboroso.
Para o prato principal eu ia com duas opções na cabeça que não encontrei na carta. Pelos vistos há pouco tempo houve uma alteração da mesma mas muitos sites ainda têm online o menu antigo. Acabei por optar pelo ninho de alheira que é feito com alheira de aves, massa kadaif, queijo cabra, bacon e mel. Como já sabia que este restaurante procura cozinhar um ingrediente tradicional de forma moderna, quando vi o prato gostei logo do aspecto. Infelizmente a massa vinha um pouco tostada e sabia ligeiramente a queimado. Se ignorar isso, a restante combinação pareceu-me bem. O ninho vinha acompanhado de um arroz malandro de tomate que estava bastante bom.
A minha amiga pediu uma calzone de alheira. Segundo ela estava boa, a única coisa apontar foi mesmo o tamanho. E eu quando vi o prato também achei. Poderia ser um pouco maior, até pelo preço.
Para sobremesa pedimos uma fatia de bolo de chocolate que estava muito bem feito. Era daqueles com o interior mal cozido que nos fazem adorá-lo à primeira dentada.
Para os fãs de alheira, e que gostem de experimente este produto típico em receitas modernas, este é um local que aconselho a visitar.










Tabafeira - Casa d'Alheira Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato